Lista completa de Questões sobre Anestesiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para a abordagem do dente em questão, o anestésico local a ser utilizado não pode conter vasoconstritor, sob risco de provocar contrações uterinas.
Uma paciente de seis anos de idade foi levada a um consultório odontológico para a realização de uma consulta de rotina. Ao examinar a arcada dentária da criança, o cirurgião-dentista observou que, apesar de ter havido a erupção do dente 11, ainda não havia ocorrido a erupção do elemento 21, conforme mostrado na figura I. Após a realização de radiografia da região periapical, constatou-se a presença de dente supranumerário impedindo a erupção do elemento 21, conforme apresentado na figura II, motivo pelo qual o cirurgião-dentista recomendou a remoção cirúrgica do dente supranumerário.
Tendo como referência as imagens apresentadas, julgue os itens subsecutivos, relativos ao caso clínico descrito.
No caso clínico em tela, a exposição do incisivo palatino impactado deverá ser realizada mediante incisão de espessura total com elevação subperióstea, abordagem cirúrgica que deve ser precedida da aplicação de anestesia local na mucosa palatina, próxima ao forame incisal palatino, e de anestesia adicional até o fundo do sulco vestibular na área do dente 21.Em caso de realização de procedimento restaurador em primeiro molar permanente inferior com lesão de cárie de profundidade média em uma criança de sete anos de idade, considerando utilização de isolamento relativo, com relação à anestesia, julgue os itens a seguir. Reações adversas à anestesia podem ocorrer em caso de superdosagem ou injeção intravascular acidental. Mal-estar, ansiedade e confusão mental são os primeiros sinais subjetivos, e tremores, fala desordenada seguida de convulsão podem caracterizar os sinais objetivos. Em casos mais graves, pode ocorrer inconsciência e parada respiratória, seguida de parada cardíaca.
Em caso de realização de procedimento restaurador em primeiro molar permanente inferior com lesão de cárie de profundidade média em uma criança de sete anos de idade, considerando utilização de isolamento relativo, com relação à anestesia, julgue os itens a seguir. A bupivacaína é o anestésico mais indicado nessa situação, pois promove maior conforto pós-operatório à criança.
Para realizar intervenção endodôntica no 1º molar superior direito com polpa viva, os nervos que devem ser anestesiados são:
Para que se realize uma restauração na superfície mesial do elemento 17 em um paciente adulto de maneira totalmente indolor, considerando o uso de grampos e dique de borracha, é necessário que se realize a anestesia dos seguintes nervos:
Nas soluções anestésicas locais, a ação do vasoconstritor é de suma importância, pois:
A pseudocolinesterase atípica ocorre em aproximadamente 1 a cada 2.820 indivíduos, ou 6% a 7% dos pacientes em uma população. Os pacientes com história familiar desse distúrbio podem ser incapazes de biotransformar os anestésicos do grupo éster na velocidade usual e, subsequentemente, níveis maiores desse medicamento podem se desenvolver em seu sangue. A pseudolinesterase atípica representa uma contraindicação à administração dos anestésicos locais do grupo éster. Sendo assim, o cirurgião-dentista que precisa anestesiar esse paciente deve utilizar preferencialmente o seguinte agente:
Assinale a alternativa correta sobre a técnica anestésica de Gow-Gates:
Durante a realização do Bloqueio do Alveolar Inferior, qual nervo não é anestesiado?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...