Questões sobre Endodontia

Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente adulto compareceu ao consultório com edema facial na região do espaço canino. Ao exame clínico, observaram-se discreto edema localizado na região do dente 24, lesão de cárie oclusal, bolsa periodontal de 9 mm, por distal. O teste de sensibilidade foi negativo e os testes de percussão (horizontal e vertical) mostraram-se positivos. Ao exame radiográfico, verificaram-se comunicação da lesão de cárie com a câmara pulpar e lesão periapical difusa relacionada ao ápice do dente 24.

Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

  • A. As infecções endodônticas só podem ser totalmente debeladas com o tratamento endodôntico conjuntamente com os antibióticos sistêmicos.
  • B. A presença de lesão endodôntica e periodontal combinadas no mesmo elemento leva ao tratamento da lesão periodontal antes da lesão endodôntica, para evitar uma contaminação do acesso pelas bactérias presentes na doença periodontal, o que agravaria o quadro já instalado.
  • C. Nos casos de abscesso, a drenagem do conteúdo purulento é um fator importante para a remissão do quadro. Pode ser realizada através do canal endodôntico, por meio da sobreinstrumentação, ou por via cirúrgica, localizando o ponto de flutuação e colocando o dreno. A irrigação profusa, a medicação com hidróxido de cálcio e o selamento provisório são fundamentais para o sucesso da terapia.
  • D. O pré-alargamento dos terços cervical e médio não influencia o manejo do terço apical. São realizados com a finalidade de modelagem do sistema.
  • E. A obturação com cones únicos taper 0.06 pode ser usada tanto com instrumentação manual convencional quanto com instrumentação rotatória. Tal técnica permite uma melhor adaptação do cone às paredes do canal e evita os erros comuns da condensação lateral.

Considere hipoteticamente que determinado paciente adulto e jovem procurou a clínica odontológica relatando dor no dente 11. Ele informou que, durante uma partida de futebol há duas semanas, fraturou o dente, o qual ficou amolecido e sensível, mas não procurou qualquer serviço odontológico na ocasião. Apesar de o amolecimento ter desaparecido, a dor foi ficando mais intensa, mesmo sob efeito de analgésicos. Ao exame clínico, foi observada fratura horizontal do terço incisal sem envolvimento aparente da câmara pulpar, ausência de edema, e periodonto com aspecto normal.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • A. Em casos de trauma dentário, quando há fratura coronária, não há necessidade de avaliação dos dentes vizinhos porque todo o impacto foi absorvido pelo dente fraturado, de modo que não serão observadas lesões periodontais ou pulpares tardias.
  • B. A reabsorção radicular externa localizada derivada de uma subluxação é decorrente das alterações pulpares progressivas que podem comprometer a região periodontal. Nesses casos, há necessidade dos tratamentos endodôntico e periodontal concomitante para alcançar o sucesso almejado.
  • C. A pulpite irreversível é caracterizada por uma total desorganização do tecido pulpar. Inicialmente a resposta é vascular, com aumento da permeabilidade vascular, e formação de edema. Em seguida, ocorre destruição da camada odontoblástica, modificação química da substância fundamental e intenso infiltrado leucocitário. A progressão do processo causa comprometimento vascular por causa da compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, comprometendo a vitalidade do tecido pulpar e o possível reparo.
  • D. As medicações auxiliares do tratamento odontológico, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos de largo espectro, são fundamentais para o sucesso dos tratamentos de trauma dentário, principalmente nos casos com dor intensificada.
  • E. O teste diagnóstico a frio é suficiente para avaliação da condição da vascularização pulpar, sendo que uma resposta negativa, logo após o trauma, é interpretada como necrose pulpar.

Acerca do atendimento de pacientes com alterações sistêmicas, julgue os itens subsecutivos. Pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio são considerados indivíduos de alto risco de endocardite bacteriana e, portanto, devem receber profilaxia antibiótica antes de procedimentos odontológicos invasivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.

Embora exista cárie recorrente no elemento 36, a espessura uniforme do ligamento periodontal e a ausência de esclerose, associadas à sintomatologia de dor provocada, indicam a reversibilidade da condição pulpar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de quinze anos de idade, do sexo feminino, compareceu ao consultório odontológico com dor intensa e aumento volumétrico moderado da face direita. Após exame clínico simples, foi constatado que havia uma cárie extensa no primeiro molar inferior direito. A paciente relatou ser alérgica à penicilina.

Com referência ao caso clínico precedente e aos conceitos fundamentais de odontologia, julgue os itens a seguir.

No caso em consideração, se os exames confirmarem exposição pulpar de grande proporção, deverá ser realizado o capeamento pulpar direto e uma restauração temporária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de quinze anos de idade, do sexo feminino, compareceu ao consultório odontológico com dor intensa e aumento volumétrico moderado da face direita. Após exame clínico simples, foi constatado que havia uma cárie extensa no primeiro molar inferior direito. A paciente relatou ser alérgica à penicilina.

Com referência ao caso clínico precedente e aos conceitos fundamentais de odontologia, julgue os itens a seguir.

Necrose pulpar seguida de periapicopatia aguda é um dos possíveis diagnósticos para essa paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

São erros mais comuns durante a abertura coronária, que podem levar ao insucesso da terapia endodôntica, EXCETO

  • A. presença de degraus nas paredes proximais.
  • B. trepanação do assoalho em molares.
  • C. direção errada na abertura em dentes girados.
  • D. manutenção do tecido cariado na câmara pulpar.
  • E. remoção completa do teto coronário da câmara pulpar.

Um homem de dezoito anos de idade foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucal com indicação de algumas extrações. Na anamnese, ele relatou possuir uma síndrome cuja manifestação bucal se dava por meio de má-formação dentária. No entanto, não sabia explicar exatamente qual era o seu problema, por isso o cirurgião-dentista realizou exames para averiguar a condição bucal e a provável hipótese diagnóstica do paciente.

Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

Caso seja constatada ampliação significativa da câmara pulpar dos dentes posteriores em função do deslocamento apical do soalho pulpar, o problema poderá estar associado à síndrome de Klinefelter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com setenta e três anos de idade foi encaminhado a um serviço de endodontia com diagnóstico de pulpite irreversível no dente 26. No exame clínico, confirmam-se o diagnóstico e a indicação de tratamento endodôntico convencional. Adicionalmente, a radiografia periapical indicou a existência de quatro canais atrésicos; dois deles, na raiz mesiovestibular com dupla curvatura.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Os instrumentos que apresentam melhor desempenho na limpeza e conformação dos canais situados na raiz mesiovestibular, em decorrência de alta capacidade de desgaste e do reduzido risco de fratura à torção, são as limas do tipo K, fabricadas por usinagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, com 45 anos de idade relata ao profissional de odontologia que sente dor provocada e de curta duração no dente 44, que desaparece em um pequeno espaço de tempo. A dor é deflagrada, sobretudo pelo frio e cessa assim que se estabelece o equilíbrio térmico. Ao realizar o exame clínico, o profissional constata dentina exposta, em decorrência de fratura e perda parcial de restauração. Este conjunto de sinais e sintomas é compatível com o diagnóstico de

  • A. pulpite aguda.
  • B. pulpite crônica hiperplásica.
  • C. pulpite crônica ulcerativa.
  • D. hiperemia pulpar.
  • E. necrose pulpar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...