Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O diagnóstico pulpar e periapical do dente 46 é de pulpite irreversível e periodontite apical crônica.
Acerca do diagnóstico e do tratamento de traumatismo dento-alveolar, assinale a opção correta.
A lesão relacionada ao dente 36 demonstrou a necessidade de tratamento endodôntico. Durante o período total de intervenção, 1 h 30 min, a pressão arterial de Maria foi aferida em quatro momentos, conforme descrição na tabela a seguir.
Considerando o tempo de tratamento e os valores da pressão arterial obtidos, assinale a opção que apresenta a conduta terapêutica mais adequada para o caso.
Julgue os itens a seguir, no que se refere ao cuidado bucal na população idosa. A diminuição do contorno da câmara pulpar devido à formação de dentina terciária em idosos reduz a sensibilidade desses pacientes aos testes térmicos, o que dificulta o diagnóstico endodôntico.
Considerando as imagens radiográficas apresentadas, de uma paciente de vinte e dois anos de idade, julgue os próximos itens.
No caso em questão, o dente 36 poderá ser submetido a tratamento endodôntico e posterior restauração indireta.Um paciente do sexo masculino, com quarenta anos de idade, procurou atendimento odontológico relatando dor e sangramento ao mastigar do lado esquerdo, após ter quebrado um dente. No exame clínico, constatou-se a presença de pólipo pulpar no dente 37 e fratura extensa da cúspide mesiovestibular, que comprometia também a face mesial. Os demais exames clínicos não apresentaram alterações significativas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Após o tratamento endodôntico do paciente em questão, deve-se realizar a restauração de amálgama no dente 37.Um paciente do sexo masculino, com quarenta anos de idade, procurou atendimento odontológico relatando dor e sangramento ao mastigar do lado esquerdo, após ter quebrado um dente. No exame clínico, constatou-se a presença de pólipo pulpar no dente 37 e fratura extensa da cúspide mesiovestibular, que comprometia também a face mesial. Os demais exames clínicos não apresentaram alterações significativas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Para avaliar se existe lesão periapical e invasão do espaço biológico, deve-se realizar radiografia periapical da região do dente 37 desse paciente.Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Para o exame periapical completo, serão necessárias 14 incidências radiográficas.
Os tratamentos endodônticos são realizados quando há um comprometimento da região pulpar ou periapical. Quando se pensa na sequência de um tratamento endodôntico, qual procedimento deve ser realizado após a abertura e a instrumentação?
Julgue os itens subsequentes, referentes à inter-relação das estruturas dentais. O tecido conjuntivo pulpar considerado vital apresenta todas as características responsivas de uma estrutura conjuntiva normal, em função da ausência de microrganismos no tecido pulpar e na dentina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...