Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Lista completa de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Para responder às questões de números 42 a 46, considere as informações abaixo.

Paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, tem indicação protética para extração dos dentes 44 e 45. Durante a anamnese, a paciente relata ter “rinite desde os 30 anos de idade”, ser “alérgica a aspirina” e ter um histórico de “crises de asma”.

No controle da dor pós-operatória, o ácido acetilsalicílico

  • A. é indicado, devido à ação antiagregante plaquetária para a prevenção de fenômenos tromboembólicos.
  • B. é contraindicado, uma vez que a ação antiagregante plaquetária pode reduzir o sangramento, predispondo à alveolite.
  • C. deve ser substituído por dipirona sódica, 500 mg, com intervalo de 4 horas entre as doses.
  • D. deve ser substituído por ibuprofeno, 200 mg, com intervalo de 12 horas entre as doses.
  • E. deve ser substituído por paracetamol, 750 mg, com intervalo de 4 horas entre as doses.

A radioterapia, modalidade terapêutica que utiliza as radiações ionizantes para destruir as células neoplásicas, visa reduzir ou provocar o desaparecimento da neoplasia maligna. Essa modalidade, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, pode produzir alterações reversíveis e irreversíveis nos tecidos. Julgue os itens subsecutivos, relacionados à odontologia voltada para casos de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. No tratamento radioterápico das neoplasias malignas da região da cabeça e do pescoço, a radiação ionizante que promove ionização no meio onde incide, tornando esse meio eletricamente instável, predispõe o paciente às lesões de cárie dentária e às infecções bucais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 42 a 46, considere as informações abaixo.

Paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, tem indicação protética para extração dos dentes 44 e 45. Durante a anamnese, a paciente relata ter “rinite desde os 30 anos de idade”, ser “alérgica a aspirina” e ter um histórico de “crises de asma”.

A prevenção de reações alérgicas requer a adoção de alguns procedimentos, como

  • A. realizar a substituição de corticosteroides, como a betametasona, por anti-inflamatórios não esteroides.
  • B. efetuar a prescrição de dexametasona, em substituição aos anti-inflamatórios não esteroides.
  • C. efetuar testes de sensibilidade por via intradérmica no consultório odontológico, antes do uso de cada categoria de anestésico.
  • D. evitar as preparações para uso por via oral, ao pres crever penicilinas e cefalosporinas.
  • E. realizar testes de sensibilidade por via subcutânea no consultório odontológico, visando à identificação de substâncias potencialmente alergênicas à paciente.

A radioterapia, modalidade terapêutica que utiliza as radiações ionizantes para destruir as células neoplásicas, visa reduzir ou provocar o desaparecimento da neoplasia maligna. Essa modalidade, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, pode produzir alterações reversíveis e irreversíveis nos tecidos. Julgue os itens subsecutivos, relacionados à odontologia voltada para casos de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. A radioterapia, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, provoca, em função do tempo, redução progressiva permanente no fluxo e no pH salivar, independentemente da dose indicada a partir da primeira sessão do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos medicamentos de uso na Clínica Odontológica são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE’s). Em pacientes com alterações de pressão arterial, em uso de medicamentos inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina − ECA (Captopril, Enalapril, p.ex.) ou portadores de arritmias cardíacas, em uso de varfarina (Marevam, Coumadin), medicamento anticoagulante para prevenir eventos de trombose arterial ou venosa e o uso de AINE’s é correto afirmar:

  • A. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • B. Aumentam as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • C. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem deslocar a varfarina de sua ligação com as proteínas plasmáticas, diminuindo sua circulação livre, aumentando seu potencial coagulante e a possibilidade de quadros trombóticos.
  • D. Aumentam as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem reforçar a ligação da varfarina com as proteínas plasmáticas, diminuem o sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos
  • E. Inibem as prostaglandinas geradas pela concentração de bradicinina elevada pelos inibidores de ECA, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial, sendo potencialmente indutores de distúrbios cardiovasculares e também podem reforçar a ligação da varfarina com as proteínas plasmáticas, elevando sua circulação livre, aumentando seu potencial anticoagulante e a possibilidade de quadros hemorrágicos

Em relação ao uso de fármacos e a clínica odontológica é INCORRETO afirmar:

  • A. Existem várias estratégias de cunho farmacológico para o tratamento das AFTAS, por exemplo: o acetonido de triancinolona e carboximetilcelulose são bastante indicados, diminuindo a sintomatologia.
  • B. Para adultos ou crianças com peso corporal maior que 30 kg e em casos de abscessos apicais em fase inicial e com história de alergia, indica-se a Claritromicina 250 mg a cada 12 horas.
  • C. O aciclovir é um agente antiviral especifico contra os vírus-DNA, impedindo a duplicação viral, portanto indicado para a lesão do Herpes Tipo 1 em semimucosa labial, em forma de creme, mesmo sabendo que este tratamento é menos efetivo que por via oral.
  • D. No tratamento da disestesia e da hiperalgesia a indicação é não aumentar o uso de analgésicos ou de corticosteroide, pois pode provocar um distúrbio neurológico. A indicação nesse caso é o Tramadol.
  • E. Os fios de retração gengival impregnados de epinefrina não devem ser empregados em pacientes com risco cardiovascular. Quando a epinefrina estiver contraindicada o profissional tem a alternativa de empregar uma solução de prilocaína com felipressina.

Em relação às normas de prescrição de receita de medicamentos, é correto afirmar:

  • A. A receita de controle especial deve ser preenchida em duas vias, sendo a 2ª via − orientação ao paciente e é utilizada na prescrição de medicamentos sujeitos a conter sua base de substâncias capazes de produzir modificações nas funções gástricas e esofágicas.
  • B. A notificação de receita especial − de cor branca − que é usada para a dispensação de substâncias retinoicas, imunossupressoras ou anabolizantes, que constam nas listas C2, C3, e C5 respectivamente é de uso exclusivo da área médica.
  • C. Na prescrição de antibióticos, a receita deverá ser feita em duas vias, acompanhada de notificação de receita do tipo A, de cor branca, para a 1ª via ser de orientação ao paciente.
  • D. No caso de intervenções cirúrgicas que exigem cuidados pós-operatórios do paciente, as informações deverão estar contidas da receita e a 2ª via ser retida na farmácia.
  • E. As prescrições deverão conter o nome do medicamento, que pode ser o nome genérico ou o do fármaco de referência e só poderão ser feitas para uso odontológico.

No atendimento do paciente idoso o profissional deve ficar atento em relação à terapêutica medicamentosa utilizada, assim sendo está INCORRETA a indicação para este tipo de paciente:

  • A. No uso de ansiolíticos no idoso o diazepan deve ser evitado, a alternativa mais viável para este paciente são os benzodiazepínicos de ação curta, como o lorazepan e o oxazepan, uma hora antes da intervenção.
  • B. Para controle da dor leve e moderada no paciente idoso indica-se paracetamol e dipirona.
  • C. Em termos de toxidade, as penicilinas e cefalosporina são semelhantes entre si, apresentando grande segurança no paciente idoso.
  • D. Dentre os anestésicos locais do grupo amida, a lidocaína é a mais utilizada em odontologia, no paciente idoso, as doses devem ser reduzidas, pois a atividade hepática no envelhecimento está alterada.
  • E. Os anti-inflamatórios não esteroides devem ser usados em relação aos corticosteroides de maior ação de potência nas intervenções cirúrgicas odontológicas que geram dor e edema de maior grau de intensidade.

“Reduzem tanto a fase inicial da inflamação como suas manifestações tardias, como cicatrização e reparação; apresentam efeito anti-inflamatório e imunossupressor. São agentes paliativos no controle da inflamação e sua administração em odontologia se faz principalmente por via oral e tópica”. Trata-se dos

  • A. glicocorticoides.
  • B. analgésicos opioides.
  • C. alcaloides derivados do Ergot.
  • D. inibidores não seletivos da COX-2.
  • E. inibidores seletivos da COX-2.

É INCORRETO afirmar:

  • A. Os macrolídeos, de ação bactericida, (ex. a eritromicina), são a opção para uso em pacientes com hipersensibilidade a penicilinas.
  • B. As tetraciclinas são antibióticos de amplo espectro de ação e bacterostáticas por inibirem a síntese proteica.
  • C. Cefalosporinas são antimicrobianos β-lactâmicos de espectro ampliado que inibem a síntese da parede celular.
  • D. O metronidazol apresenta atividade bactericida contra bactérias anaeróbias estritas e pode ser indicado em casos específicos de infecções orais.
  • E. O uso indiscriminado de antibacterianos tem tido como resultado o surgimento de cepas resistentes aos fármacos conhecidos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...