Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Há efeito sinérgico forte para o desenvolvimento de câncer bucal com o uso concomitante de álcool e cigarros. Por outro lado, há fraca associação entre o tempo do consumo e o risco de desenvolvimento de câncer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O consumo de álcool possui fraca associação com casos de câncer bucal. Uma vez excluídos outros fatores de risco, poucos casos de câncer bucal poderiam ser diretamente relacionados ao consumo de álcool, mesmo para pacientes com consumo abusivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A identificação craniométrica é de fundamental importância nos Institutos Médicos Legais por seu custo-eficiência. Por meio dela, pode-se apontar provável constituição física, raça, sexo e idade do indivíduo. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os pontos craniométricos bregma, obélio, ófrio, ínio e násio são ímpares ou medianos, enquanto dácrio, ptério, astério, êurio e gônio são pontos pares ou laterais.
  • B. Os pontos opistocrânio e vértex são pontos de referência para várias medidas, e os respectivos locais são fixos na abóbada.
  • C. O índice condíleo de Baudoin é de excelência para discriminação sexual, pois atinge níveis estatisticamente significantes, girando entre 85% e 95% dos casos.
  • D. Os platicrânios são aqueles que apresentam a dimensão anteroposterior menor que a dimensão inferossuperior.
  • E. Os crânios braquifaciais são aqueles que possuem o terço médio da face com a dimensão da altura muito maior que a largura.

A identificação humana post-mortem é fundamental na medicina forense, tanto por razões legais quanto por razões humanitárias. Cumpre ainda dizer que a odontologia legal apresenta papel de destaque, principalmente nos casos de difícil solução. Quanto à importância da interpretação radiográfica e das imagens na identificação em odontologia, assinale a alternativa correta.

  • A. Pelas radiografias convencionais, podem ser observadas características anatômicas, como tamanho e forma das coroas, anatomia pulpar e posição e forma da crista do osso alveolar, além das características únicas e individuais resultantes de tratamentos dentários. Grandes vantagens são a disponibilidade e a não ocorrência de sobreposição de estruturas.
  • B. A tomografia computadorizada apresenta-se como método mais avançado na obtenção de imagens, com qualidade superior e contrastes adequados, porém sem a possibilidade de obtenção de volume e de medidas angulares e lineares.
  • C. As imagens dos seios maxilares e frontal podem ser vistas desde o nascimento e sofrem rápida expansão em função do crescimento do maciço facial, porém mantêm a forma básica. Pode-se ainda afirmar que apresentam boa acurácia em relação ao dimorfismo sexual.
  • D. Pelos cortes finos e com a possibilidade de remoção de artefatos de movimento, a tomografia computadorizada tem sido aplicada em crânios como forma adicional aos processos de identificação antropológica, e também em reconstruções faciais por meio das técnicas tridimensionais.
  • E. O estudo dos núcleos de ossificação, da soldadura de epífises e das sinostoses das suturas, ambas identificadas por tomadas radiográficas de punho ou pelo emprego de outras técnicas, não apresentam adequada aplicabilidade na antropologia forense no que tange à estimativa da idade.

Um jovem do sexo masculino, infrator, de idade não conhecida, encontra-se preso em unidade de custódia de menores, pois declarou ser menor de idade durante a abordagem policial. A juíza da Vara da Infância e da Juventude determina que seja realizado exame pericial que determine a idade provável do indivíduo, com a finalidade de aplicar medida socioeducativa ou encaminhá-lo à casa de prisão provisória. Clinicamente, o jovem apresenta ausência dos dentes 16 e 26, restaurações de amálgama nos dentes 36 e 46, dentes 37 e 47 em restos radiculares e dentes 38 e 48 provavelmente inclusos. Pela radiografia panorâmica da face, vê-se que o dente 38 encontra-se incluso e com 1/3 da raiz formada, e que o dente 48 encontra-se incluso e com a coroa totalmente formada. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A. A melhor técnica para determinação da idade, nesse caso, é por meio da técnica de Gustafson. Com ela, realizam-se estudos de vários fatores e consegue-se afirmar, com relativa segurança, que se trata de menor de idade.
  • B. A ausência dos terceiros molares durante o exame e a observação de imagem com eles ainda em processo inicial de formação radicular implicam que provavelmente se trata de menor, entre 13 e 16 anos de idade.
  • C. Considerando a perda dos dentes 16 e 26 associada à restauração dos dentes 36 e 46, bem como os dentes 37 e 47 em restos radiculares e os dentes 38 e 48 em formação, pode-se concluir que o indivíduo tem idade entre 20 e 25 anos.
  • D. O uso do esquema modificado de Ponsold é o melhor para determinar a idade provável, pois se utiliza apenas dos desgastes da coroa, dispensando outros métodos que frequentemente não são amplamente disponíveis nos Institutos Médicos Legais do Brasil.
  • E. A mineralização, formação radicular e erupção dos incisivos inferiores são tardias em relação aos incisivos superiores.

Um cadáver em bom estado de conservação é encontrado abandonado em região bastante seca e quente. No local, os peritos realizam isolamento da área e buscam vestígios para elucidação das condições e da data provável da ocorrência, bem como se houve ou não violência empregada. A tanatologia torna-se, nessa situação, ferramenta de excelência para aqueles que se dedicam às ciências forenses. Com base, no caso hipotético apresentado, acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os livores hipostáticos são máculas arroxeadas, que se iniciam como sugilação, evoluindo com coalescência e formando grandes manchas conforme a ação da gravidade, tratando-se de fenômeno exclusivo da pele. Igualmente, são móveis durante as primeiras horas e fixam-se definitivamente depois de 12 horas após a morte.
  • B. O sinal de Sommer e Larcher, ou livor sclerotinae nigrencens, corresponde à dessecação da esclerótica, mostrando, no quadrante interno ou externo do olho, uma mancha enegrecida. Esse sinal trata-se de fenômeno abiótico consecutivo.
  • C. A maceração corresponde a um processo de transformação do cadáver imerso em meio líquido, como um córrego. Esse caso de fenômeno de conservação permite ao perito destacar a pele das mãos do cadáver e colher as impressões digitais com relativa precisão (técnica da luva cadavérica).
  • D. O cadáver que foi encontrado abandonado em região bastante seca e quente apresentava-se bem conservado por ter sofrido fenômeno de conservação tipo coreificação, caracterizado por pele de cor e consistência uniforme de couro recém-curtido.
  • E. Tanto a esqueletização quanto a saponificação são classificadas como fenômenos conservativos, sendo que a primeira ocorre em condições de clima seco e quente, enquanto a segunda ocorre em ambientes muito úmidos e na ausência de ar.

Uma mulher de 19 anos de idade trafegava de ônibus pela cidade quando foi atingida por pedra arremessada por torcedores de torcida organizada. O resgate do Corpo de Bombeiros a levou ao hospital, onde recebeu assistência médica e da equipe de cirurgia bucomaxilofacial. Recebeu alta hospitalar 23 dias após o ocorrido e foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de exame que faria composição de inquérito policial. Durante o exame, a equipe de odontologia legal percebeu ausência do incisivo central, do incisivo lateral direito e do canino direito, sem reabilitação protética, mácula escura em lábio superior e cicatriz extensa por perda de substância, além de bloqueio maxilomandibular por fratura de mandíbula.

A respeito da situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.

  • A. Indica provável debilidade permanente, mesmo com reabilitação de qualquer tipo, uma vez que, para além da função mastigatória, os dentes anteriores representam elementos fundamentais na articulação fonética labiodental.
  • B. Quanto à função fonética, não se avalia, durante a perícia, o valor para cada elemento dental, mas sim a função global do grupo de dentes analisado.
  • C. A ausência dos incisivos não caracteriza debilidade permanente de membro ou de função, uma vez que podem ser facilmente substituídos por próteses sobre implantes, fixas ou parciais removíveis.
  • D. Pela teoria, trata-se de lesão corporal de natureza moderada, pois ainda restam os dentes superiores contralaterais, que podem servir como bases para uma reabilitação adequada.
  • E. Pela teoria, trata-se de lesão corporal de natureza moderada, pois ainda restam os dentes superiores contralaterais, que podem servir como bases para uma reabilitação adequada.

Os ossos da calota craniana apresentam-se com dupla camada cortical achatada interposta por osso esponjoso; essa disposição anatômica é denominada díploe. As características anatômicas permitem diversas apresentações das lesões em função dos objetos e a direção de aplicação das forças.

Considere hipoteticamente que, durante a análise de um crânio de indivíduo encontrado em estado avançado de decomposição em uma região pantanosa, o examinador encontra duas lesões, sendo uma delas na região parietocipital direita, descrita como um orifício em buraco de fechadura. No que se refere a essa lesão, assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o objeto que a causou e o mecanismo que a produziu.

  • A. Projétil de arma de fogo, único e que descreve penetração em direção perpendicular à superfície do crânio, provocando deslocamento do fragmento em direção ao interior da cavidade.
  • B. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que descreve movimento oscilatório durante a penetração, provocando o destacamento do fragmento ósseo em direção ao interior da cavidade.
  • C. Múltiplos projéteis de arma de cano longo e alma lisa que, pela dispersão em cone, a curta distância, podem provocar esse tipo de lesão durante a emergência na superfície oposta ao orifício de entrada.
  • D. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que penetra pela superfície do crânio, descreve movimento oscilatório no interior da cavidade e emerge pela superfície oposta, provocando destacamento do fragmento ósseo e do couro cabeludo.
  • E. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que penetra pela superfície do crânio, descreve movimento oscilatório no interior da cavidade e emerge pela superfície oposta, provocando destacamento do fragmento ósseo e do couro cabeludo.

O método de Oscar Amoedo foi, sem dúvida, uma das maiores contribuições ao campo das ciências forenses. Trata-se da elaboração de um sistema que utiliza os dentes como elementos sinaléticos na identificação humana. Assinale a alternativa que aponta os fundamentos biológicos ou técnicos de um método de identificação ideal.

  • A. Processabilidade, complexidade, unicidade, mutabilidade e alternabilidade.
  • B. Praticabilidade, unicidade, suscetibilidade, classificabilidade e imutabilidade.
  • C. Classificabilidade, praticabilidade, perenidade, imutabilidade e individualidade.
  • D. Imutabilidade, individualidade, unicidade, praticabilidade e confiabilidade.
  • E. Unicidade, complexidade, processabilidade, perenidade e individualidade.

Considere hipoteticamente que uma mulher de 66 anos de idade dá entrada na delegacia de polícia e denuncia que foi vítima de crime sexual, há 30 minutos, por agressor não conhecido. Ela é encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de exame e, durante a avaliação, apresenta escoriações nos braços, estigmas ungueais no pescoço e várias marcas de mordidas pelo corpo, sendo que uma das lesões provocou avulsão do mamilo da mama direita. No que tange aos dentes como armas brancas, assinale a alternativa que indica, respectivamente, a classificação do instrumento, a forma de aplicação da energia sobre a vítima, o mecanismo e o ferimento produzido.

  • A. Perfurante; um ponto; pressão e penetração; punctório.
  • B. Cortante; uma linha; deslizamento; inciso.
  • C. Perfurocortante; ponto e linha; pressão-deslizamento; perfuroinciso.
  • D. Cortocontundente; linha e massa; pressão-esmagamento; cortocontuso.
  • E. Perfurodilacerante; linha e ponto; pressão e deslizamento; perfurodilacerante.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...