Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na perspectiva da teoria behaviorista,
Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.
a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.
a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas
( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.
( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
V, V, F, F
F, V, V, V
V, V, V, F
F, F, V, V
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
A liderança racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O grupo é um espaço privilegiado da convivência dos jovens com seus pares. Nele, eles aprendem a mediar conflitos, a construir consensos e a enfatizar a competitividade de modo a vivenciar relações de cooperação e de solidariedade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.
Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.
A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.
Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.
Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Os métodos de ensino apresentam uma plasticidade maior que os métodos científicos.
Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que
é normal haver reprovações, embora os professores não precisem ser exigentes.
os professores estão reproduzindo um modelo de disciplinamento social.
este tipo de atitude é necessário para que o aluno se sinta na responsabilidade de estudar.
a avaliação é um processo natural que seleciona os que sabem dos que não sabem.
é uma ação pedagógica que não deixa de ser educativa para alunos e professores.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A elaboração de projetos pedagógicos deve respeitar os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade humana, bem como a formação integral do educando, entre outros princípio.
"Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão "utópica" da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade" In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação. O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como
seu aproveitamento com bons resultados na educação escolar, em face das suas imensas possibilidades de beneficiar o processo ensino/aprendizagem, mormente quando se educa para o amanhã previsível de uma sociedade já estruturada.
suas possibilidades de contrabalançar a unilateralidade da formação das novas gerações, precocemente induzidas à especialização profissional, que lhes amplia a perspectiva de vida e lhes facilita a adaptação a um mundo de trabalho em constante mutação.
seu emprego na chamada educação compensatória, que nas últimas duas décadas vem procurando minorar as dificuldades escolares de crianças oriundas de meios muito carentes.
valorização da cultura da criança, e não instrumentalizá-la para "facilitar" o inculcamento de uma cultura pretensamente superior.
possibilita adaptar a criança ao mundo como já está dado, pronto e estabelecido. Seu livro é um manual de atividades recreativas para professores que compreendem a importância das atividades lúdicas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...