Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:
I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.
II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.
III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.
IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.
O correto está somente em:
I e IV.
I, II e III.
I e III.
I, III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A importância das relações humanas passou a ser reconhecida no universo das organizações de modo geral que poder ser favorecida com:
A competitividade de membros da equipe de trabalho.
A integração de indivíduos nas diferentes situações de trabalho.
A falta de colaboração dos profissionais.
A falta de qualidade de vida do profissional.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.
atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento
procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico
adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.
manter a harmonia no cotidiano escolar
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Preocupados com a alienação e a fragmentação do currículo de sua escola, um grupo de professores se propôs a ajudar alunos em cursos de formação de professores e de licenciaturas em geral a elaborar projetos interdisciplinares cujo objetivo comum é o desenvolvimento de leitores competentes.
Em relação a essa proposta, julgue os itens seguintes.
A resposta ao problema de fragmentação e alienação do currículo deve basear-se em análise feita localmente, de modo a atender a necessidades locais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.
O professor se limita a facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, a fim de que ele mesmo estruture seu comportamento experiencial.
O ensino consiste em um produto de personalidades únicas, respondendo a situações únicas, no contexto de um tipo especial de relação professor-aluno.
É necessário ensinar ao professor um repertório de estratégias de ensino.
As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática e aceitação e confiança em relação ao aluno.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:
Impor valores e atitudes.
Estabelecer regras morais.
Fundamentar as doutrinas religiosas.
Garantir a qualidade nas relações sociais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
A liderança carismática, quando se rotiniza, pode transformar-se em tradicional ou em racional-legal.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.
A habilidade para a gerência escolar dinâmica
O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.
A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.
A concepção integrada do conhecimento e do currículo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A construção de um projeto político-pedagógico, obrigação legal que cada escola tem de atender, deve ser pautada principalmente no planejamento participativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...