Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
As origens dos métodos contemporâneos de ensino fundamentados em abordagem sensualista e racionalista remontam ao método cartesiano.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.
1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.
2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.
3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.
4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.
5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.
Estão corretas:
1 e 3, apenas..
2 e 3, apenas
1, 4 e 5, apenas.
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A consciência humana, que será fortalecida como parte da ação empreendedora dos jovens, é projetiva, isto é, ela não reflete apenas sobre o que está acontecendo, mas também sobre o que já aconteceu.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.
A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.
Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.
Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.
Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:
A culpabilização dos surdos.
A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.
O fracasso da instituição-escola.
As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Os métodos não-diretivos de ensino requerem técnicas sistematizadas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia e analise o texto a seguir.
Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:
ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.
à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.
à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.
ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.
à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos anos 20, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Aqui em Pernambuco destaca-se o nome de:
Carneiro Leão.
Moacir de Albuquerque
João Barbalho.
Pinto Júnior.
Anita Paes Barreto.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O tipo de jovem que se pretende formar nessa comunidade deve ser autônomo como pessoa; participativo e solidário como cidadão; produtivo como profissional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.
O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.
O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.
O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...