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Considere o texto abaixo para responder às questões 22 e 23. A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os levassem também. A partir desse material, realizou debates, estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo. Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve aceitação e atenção à sua fala.
Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.
Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:
Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:
I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."
II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."
III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de
eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático.
promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho.
superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais.
prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado.
avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.
A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é
permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.
procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.
promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.
possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.
evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.
Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:
comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.
identificar as regularidades em séries numéricas.
utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.
consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.
ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Estas idéias traduzem uma concepção de educação
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:
alfabético.
cartográfico.
matemático.
pictórico.
artístico.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:
identificação de objetos no espaço.
reconhecimento de números naturais.
operações com números racionais.
estimativa de tempo e fusos horários.
tratamento da informação.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:
utilizar a régua como padrão de medida.
trabalhar grandezas de naturezas diferentes.
comparar grandezas da mesma natureza.
descobrir a distância entre as capitais.
analisar as grandezas das regiões brasileiras.
Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:
se baseiam em outro sistema diferente do sistema alfabético.
se configuram como rabiscos sem significação no plano representativo.
são desenhos infantis primitivos.
são formas criativas de fácil interpretação.
representam produções, embora desviantes ou desorganizadas.
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