Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em roda de leitura, atividade realizada semanalmente em uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental, o professor, ao apresentar o Texto V, objetivou trabalhar com gênero textual. Após discussão, os alunos concluíram que o texto era uma resenha por se tratar de
um resumo do livro de Roberto Pompeu de Toledo.
um diálogo entre a autora da matéria e o autor do livro.
um relato de experiências sobre a formação da identidade paulista.
uma pesquisa acadêmica sobre a história da cidade de São Paulo.
uma narrativa literária que discute o paradoxo entre o caipira e o moderno.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em uma escola do ensino médio, professores se reuniram para planejar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como parte integrante da nova proposta pedagógica, que até então era restrita à realização, pelos alunos, de provas e testes, elaborados isolada e individualmente pelos professores.
O coordenador pedagógico lançou a idéia de que a nova proposta de avaliação da aprendizagem deveria estar ancorada com a LDB vigente, voltada para a formação do cidadão com inserção social crítica. Com isso, a avaliação não poderia ser realizada apenas por meio de provas, tendo de incluir outros procedimentos que possibilitassem avaliar o que o aluno aprendeu ou não, bem como comprometer os alunos com o processo de aprendizagem, por meio do instrumento de autoavaliação.
Diante da explanação, a professora de língua portuguesa pediu a palavra e disse que não estava entendendo muito bem a colocação da coordenadora, mas conseguiu compreender que a preocupação da escola agora era não reprovar os alunos. Disse, ainda: se eu não tiver mais como reprovar, como vou conseguir que meus alunos se interessem por português, participem das atividades, leiam livros literários e façam as tarefas, se eles é que vão se auto-avaliar? Com certeza eles não vão se reprovar.
Considerando a situação acima descrita, julgue os itens que se
Na situação descrita, a professora de língua portuguesa explicitou, em seu depoimento, o sentimento da perda do poder docente.escrever é juntar letras, sílabas e frases.
as escritas surgem de forma espontânea.
a língua escrita é um saber de valor social.
os textos são agregados de frases.
os alunos precisam saber a relação letra / fonema.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Os sistemas e as metodologias utilizados pelos recursos humanos da gestão estratégica são relacionados às exigências legais, ao pagamento de salários e aos benefícios.
No Texto IV, para completar as lacunas dos nomes próprios dos "meninos poetas", o leitor trabalha com a
textualidade.
produtividade.
oralidade.
espontaneidade.
generalidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. No Brasil, por sua extensa dimensão, a educação a distância traz grandes vantagens em relação à educação presencial, pois garante o acesso à escolarização aos sujeitos em todas as modalidades e em todos os níveis de ensino da educação básica.
Com base no Texto IV, uma professora de 3ª série do Ensino Fundamental propôs um trabalho de análise lingüística. Um dos fatos destacados foi a discussão sobre o uso da palavra tecida (3ª estrofe, 3o verso), que está
errado, porque houve contaminação semântica.
errado, porque "tecida" se refere a "palavras"
correto, porque "tecida" está no final do verso.
correto, porque "tecida" se refere a "vida".
correto, porque a poeta tem liberdade de escolha.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Atualmente, no Brasil, com o advento das mudanças tecnológicas, a área de treinamento, educação e desenvolvimento tem perdido sua importância junto às organizações.
O Texto III encaminha um trabalho de produção escrita. As orientações dadas pelo professor permitiram que os alunos se apropriassem da
notícia como ilustração para a atividade.
escrita como rascunhos do pensamento.
escrita como cópia da matéria jornalística.
leitura e escrita como objetos escolares.
leitura como matéria-prima para a escrita.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Identificação da necessidade de treinamento, planejamento, execução e avaliação são elementos que compõem o sistema de treinamento tradicional proposto pelo departamento de recursos humanos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...