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É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.
Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:
aprendizagem automática de vocábulos isolados.
repetição e reprodução de palavras e frases feitas.
interação com o outro pelo trabalho de escritura.
prontidão para a execução das tarefas escritas.
capacidade de soletrar fluentemente para o grupo.
A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá
favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.
promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.
redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.
redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.
compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.
A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:
I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;
II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;
III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;
IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;
V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.
Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e V, apenas.
Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade
funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.
de efetuação, que implica na realização do ato.
de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.
do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.
estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.
A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando
a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.
a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar
os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.
se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.
se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.
O professor Marcos aplicou alguns instrumentos de avaliação a seus alunos, como trabalhos, testes e provas. Ao final do bimestre, verificou que a maioria tinha atingido notas muito abaixo do esperado. Sob o ponto de vista de uma avaliação que efetivamente diagnostique o processo de ensino e de aprendizagem, o procedimento que se espera desse professor é que:
elabore instrumentos de avaliação mais fáceis no bimestre seguinte, para que os alunos possam obter notas melhores e atingir uma média aceitável.
considere os resultados como produto de desatenção e indisciplina dos alunos, o que proporcionará mudança de postura e melhor aproveitamento no bimestre seguinte.
desconsidere as notas obtidas e os instrumentos de avaliação aplicados e lance nos boletins dos alunos as notas que julgar que cada aluno mereça.
passe a adotar os trabalhos em grupo como forma exclusiva de avaliação, pois motivam mais os alunos e facilitam a obtenção de boas notas pelos mais fracos.
utilize os resultados para avaliar e redimensionar seu próprio trabalho, retornando aos conteúdos com uma nova abordagem metodológica.
Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:
minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.
criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.
tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.
usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.
propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.
A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas. A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, agindo muitas vezes de modo improvisado com seus alunos. Conversando a respeito do tema, a professora Carla falou à colega da importância do planejamento escolar que, em um contexto educacional que vise à formação para a democracia e a cidadania, tem como uma função fundamental:
facilitar o controle administrativo exigido pela equipe pedagógica da escola através do preenchimento sistemático de formulários.
explicitar os princípios, objetivos e os procedimentos didáticos para articular as tarefas da escola com as exigências do contexto social.
assegurar a fragmentação própria do trabalho docente, uma vez que objetivos, conteúdos, métodos e processos de avaliação são realidades indissociáveis.
garantir ao docente a comodidade de planificar todo o seu trabalho no início do ano letivo, a fim de que se possa dedicar a outras tarefas importantes no decorrer do ano.
oferecer uma diretriz de ação docente para tornar único e linear o lançamento dos conteúdos, a fixação e a avaliação da aprendizagem.
Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:
I. favorecem a comunicação e a cooperação.
II. privilegiam o entendimento e a negociação.
III. criam uma forte identidade profissional dos professores.
IV. se articulam em torno de metas precisas.
V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.
São corretas, apenas
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
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