Questões de Pedagogia

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Analise as afirmativas a seguir:


I. Aprender a posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais é um dos objetivos da escolarização.

II. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do educando não possui relação com a interação social, pois esse desenvolvimento é determinado exclusivamente pela didática do professor em sala de aula.

III. A Psicologia da Educação utiliza princípios e informações que as pesquisas científicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar menos eficiente o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O Plano Municipal de Educac?a?o da cidade de Coronel Freitas (2015 a 2025) respeita os princi?pios de:
1. Meritocracia. 2. Igualdade. 3. Liberdade. 4. Colaborac?a?o.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um conjunto de programas lançado em abril de 2007, visando à melhoria da educação em todas as suas etapas. Sobre o PDE é CORRETO afirmar:
I- O Fundeb incorporou a diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não apenas por etapa e modalidade da educação básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral passa a receber 45% a mais por aluno matriculado. II- O PDE promoveu alteração no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estabelecendo conexões entre avaliação, financiamento e gestão da educação. III- O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são programas integrantes do PDE. IV- O PDE iniciou com mais de 40 programas e em 2010 contava 130 programas distribuídos em diversas áreas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I e II.

    E) III e IV.

Um bebê de três meses de idade com bom desenvolvimento neuropsicomotor deve ser capaz de

    A) rolar em superfícies planas, mudando da posição de barriga para cima para a de bruços.

    B) sentar-se sem apoio.

    C) emitir sons com sílabas duplicadas, como “papᔠe “dadá”.

    D) sorrir quando estimulado.

    E) buscar ativamente objetos e levá-los à boca.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da Tendência Pedagógica Libertária:

    A) Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da "educação bancária", portanto domesticadoras.

    B) Baseada na aceitação positiva incondicional, quando o professor aceita os sentimentos do aluno, em toda espécie de atitude, uma capacidade de captar o mundo do aluno como se fosse o seu, em todas as reações ao enfrentar uma nova matéria.

    C) Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional, com ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.

    D) A participação grupal deve ser obtida através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve partir da concepção de educação que se constituirá como referencial teórico para todos os tópicos do documento, norteando os procedimentos, os processos, as atividades, a organização administrativa, pedagógica e curricular e a rotina que envolve tempo e espaços do ambiente escolar. II. O Plano de Intervenção Pedagógica deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos e externos, ignorando as dificuldades que a equipe pedagógica possui, os objetivos da instituição e o protagonismo de educandos/as e educadores/as.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Fomentar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, com vistas à promoção do ensino e da aprendizagem, bem como das condições de acessibilidade dos (as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Garantir o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados (as) na rede pública de Educação Básica, independentemente da necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores da Educação Básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Consta no Plano Municipal de Educac?a?o da cidade de Coronel Freitas (2015 a 2025) que além da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio, no munici?pio de Coronel Freitas (SC) sa?o consideradas modalidades de Ensino, a educação:
1. Especial. 2. Em Tempo Integral. 3. De Jovens e Adultos. 4. Profissional. 5. Tecnicista.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Atente à afirmação abaixo e responda o que se pede.
A questão da formação do professor de Língua Portuguesa foi redimensionada. Da concepção tecnicista, passou-se para uma concepção interativa da linguagem, seguindo-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, é pertinente afirmar-se que:
I- O ensino de Língua Portuguesa deve somar-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II- O direcionamento do trabalho com Língua Portuguesa requer um contínuo entre oralidade e escrita, cujos usos sociais devam conduzir os alunos a situações de interação nas diversas situações de comunicação. III- O eixo educação literária exerce uma estreita relação com o eixo leitura, predominando o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades de compreensão e interpretação de textos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e III apenas.

    B) I, II e III.

    C) II e III apenas.

    D) II apenas.

    E) I apenas.

Acerca do papel da ludicidade e do direito da criança à brincadeira, é correto afirmar que

    A) as brincadeiras priorizam o desenvolvimento da capacidade física em detrimento da cognitiva.

    B) as brincadeiras constituem uma linguagem expressiva e motora, sendo um suporte para a estruturação psíquica da criança.

    C) o lúdico torna-se um espaço de aprendizagem somente quando os objetivos pedagógicos, assim como as regras específicas, são previamente definidos e obedecidos.

    D) a brincadeira competitiva deve ser central na educação infantil, porque traz uma concepção de sucesso para a vida.

    E) o auxiliar do professor deve sempre observar as crianças na brincadeira, fazendo anotações sobre o desempenho delas.

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