Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O texto contemporâneo, multissemiótico ou multimodal envolve diversas linguagens, mídias e tecnologias”[...]. (ROJO, Roxane. (Org.). [email protected]: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 19. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
A alternativa que responde CORRETAMENTE ao que propõe a ideia na citação é:

    A) A linguagem digital tem prejudicado o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

    B) Essas novas formas de escrita convocam novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua “multissemiose” ou em sua multiplicidade de modos de significar.

    C) A pluralidade de linguagens em sala de aula tem causado confusão aos alunos, não permitindo acomodar essas formas de significação.

    D) As tradições de educação para o letramento ficam prejudicadas com as inovações tecnológicas.

    E) As capacidades de autoria hipermídia e de análise crítica não correspondem às capacidades tradicionais de produção de texto e de leitura crítica.

Acerca da criança, do ato de educar e de primeiros socorros, assinale a opção correta.

    A) A dicotomia entre educar e cuidar na educação infantil é resultado da função social da creche.

    B) O Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até onze anos de idade completos e adolescente aquela com idade entre doze e dezesseis anos.

    C) Assoprar o rosto da criança é uma técnica primordial de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que, entalado nas vias respiratórias, impeça a pessoa de respirar.

    D) A ludicidade envolve atividades de caráter livre, cabendo à criança a escolha de participar ou não delas.

    E) Promover o lúdico na educação infantil é essencial, pois, a partir de jogos e brincadeiras, as crianças se relacionam com instrumentos e signos que permitem a sua aculturação no processo de aprendizagem.

A teoria de Paulo Freire baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em:

    A) Sujeito político acrítico.

    B) Um depositório de conhecimento.

    C) Um aprendiz ativo.

    D) Objetos receptores e livres.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O PNE é uma lei que define metas e estratégias para o desenvolvimento da educação nacional, com vigência de 20 anos. II. O Plano Nacional de Educação inclui metas estruturantes, de redução das desigualdades, de valorização da diversidade e metas de valorização dos profissionais da educação. A cada cinco anos, ao longo do período de vigência do PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Estimular a oferta de atividades voltadas à ampliação da jornada escolar de alunos (as) matriculados (as) nas escolas da rede pública de Educação Básica por parte das entidades privadas de serviço social desvinculadas do sistema sindical, de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como primeira língua, e a modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, aos (às) alunos (as) surdos (as) e com deficiência auditiva de 5 (cinco) a 12 (doze) anos, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, bem como a adoção do Sistema Braille de leitura para cegos e surdos-cegos, é uma das estratégias da Meta 9 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Promover a articulação intersetorial entre órgãos e políticas públicas de saúde, assistência social, transporte público e direitos humanos, em parceria com as famílias, com o fim de desenvolver modelos de atendimento voltados à continuidade do atendimento escolar, na educação de jovens e adultos, das pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento com idade inferior à faixa etária de escolarização obrigatória, de forma a assegurar a atenção integral ao longo da vida, é uma das estratégias da Meta 8 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo os estudos de vigotskianos, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal significa:

    A) Que todo conhecimento é adquirido de maneira espontânea.

    B) A diferença entre o estágio de desenvolvimento motor e o estágio de desenvolvimento emocional da criança.

    C) A distância entre a linguagem convencional e os sons emitidos pelos bebês.

    D) O processo de equilibração e acomodação dos conteúdos ensinados às crianças no contexto escolar.

    E) A distância entre o nível do desenvolvimento real da criança e o nível do desenvolvimento potencial da criança.

É possível a vida dos gêneros como uma tessitura de redes discursivas, provenientes dos mais diferentes focos da cultura oral e escrita. Nessas esferas de realidade, o gênero piada constitui-se como um discurso que faz parte do universo da sala de aula.
Leia a piada a seguir e, em seguida, responda o que se pede.
Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou: - Oi, meu filho, como foi a aula hoje? E o menino respondeu sem muito entusiasmo: - Foi bem! -Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo? - Acho que não, Mãe! Amanhã vou ter que ir de novo. (Fonte: CEREJA, William e COCHAR, Thereza. Português/Linguagens. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 160).
Do gênero textual acima, pode-se depreender:
I- A ideia central da piada retrata a mesmice da sala de aula, evidenciando, sob a forma de humor, a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem. II- O gênero lúdico incentiva o riso em sala de aula, cria um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o professor a conquistar a atenção do aluno e a reter o conhecimento. III- A transposição do gênero piada ao discurso didático se configura e reflete as múltiplas possibilidades de uso da linguagem, provocando o riso, que nega o discurso autoritário.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II apenas.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I, II e III.

    E) III apenas.

A respeito de jogos educacionais e atividades lúdicas, assinale a opção correta.

    A) Brincadeiras como desafio, brincadeiras de rua e jogos de imaginação podem prender a atenção e ensinar com eficiência.

    B) Os jogos no ensino formal têm como desvantagem a limitação de estimular somente os sentidos da audição e visão.

    C) Atividades lúdicas e jogos educativos não são adequados à educação infantil.

    D) Brincadeiras e jogos devem ser propostos apenas quando o objetivo não for a aprendizagem.

    E) Jogos e atividades lúdicas podem ser aplicados em qualquer situação e sempre produzirão aprendizagem.

Espera-se que o estudo da geografia no ensino fundamental, anos finais, possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam:

    A) Que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

    B) A produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado.

    C) A si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e suas diferenças.

    D) A falta de relações existentes entre fatos nos níveis local, nacional e global.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar são diretrizes do Plano Nacional de Educação que devem ser compartilhadas apenas com os níveis de governo estadual e federal. II. Ao Conselho Nacional de Educação, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, compete: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministério da Educação no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre medidas para aperfeiçoar os sistemas de ensino, especialmente no que diz respeito à integração dos seus diferentes níveis e modalidades.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...