Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A função social atual da educação infantil é:

  • A.

    educação compensatória para as crianças que sofrem de privação cultural.

  • B.

    remediar as carências da população mais pobre.

  • C.

    possibilitar a superação das condições sociais de marginalização cultural dos menos favorecidos.

  • D.

    estimular precocemente a criança e prepará-la para a alfabetização.

  • E.

    promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

Considere a seguinte fala de uma professora: “Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa”.

Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.

No episódio relatado, o conflito entre ensinar/aprender e avaliar assenta-se sobre as relações de poder e é sustentado, na sala de aula, pelo poder de avaliar que a professora detém.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o auxílio do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes quanto a planejamento escolar.

Na perspectiva do autor do texto, cabe ao professor a prerrogativa de elaborar seu plano de ensino sem considerar fatores extra-escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Franco Frabboni, em texto publicado no livro de Miguel A. Zabalza, entre o início da industrialização e o momento atual, as escolas para a infância passaram/passam por dois períodos distintos. São eles, respectivamente:

  • A.

    liberação da criança como filho-aluno e institucionalização da criança como sujeito social.

  • B.

    institucionalização da criança como filho-aluno e liberação da criança como sujeito social.

  • C.

    liberação da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.

  • D.

    exclusão da criança como sujeito social e institucionalização da criança como filho-aluno.

  • E.

    liberação da criança como sujeito social e exclusão da criança como filho-aluno.

Considere a seguinte fala de uma professora: “Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa”.

Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.

O papel da avaliação, para alguns estudiosos, consiste em determinar em que medida os objetivos educacionais definidos nas propostas curriculares e nos planos de ensino estão sendo alcançados.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir dos textos acima, julgue os itens que se seguem.

Ainda hoje, existem cursos de licenciatura ineficientes na consecução do objetivo da didática conforme defendida por Martins no fragmento de texto acima.

  • C. Certo
  • E. Errado

A definição de qualidade dos resultados obtidos nas organizações de trabalho, inclusive nas instituições de educação infantil, está vinculada:

  • A.

    aos valores vigentes, aos resultados obtidos e à satisfação dos usuários.

  • B.

    à satisfação dos usuários, ao número de usuários e aos resultados obtidos.

  • C.

    aos valores vigentes, à afetividade das relações e à satisfação dos usuários.

  • D.

    aos resultados obtidos, aos valores vigentes e à afetividade das relações.

  • E.

    número de usuários, à afetividade presente e à satisfação dos usuários.

Uma adolescente vai sempre ao parque correr e fazer ginástica. Em seu tempo livre, gosta de ficar em casa, cuidando de si mesma e da casa, embora seu desejo seja ficar na rua. Considera a liberdade muito perigosa nos dias de hoje, tem medo de arriscar a vida. Gostaria de ter muitos amigos, sair sem medo, conversar e ser livre.

Diante da situação hipotética relatada, julgue os itens a seguir.

Nessa situação, ficar em casa cuidando de si mesma e da casa são atos importantes para a construção da subjetividade. A identidade grupal poderá ser desenvolvida mais tarde, sem nenhum prejuízo.

  • E. Errado
  • C. Certo

 

A partir dos textos acima, julgue os itens que se seguem.

A proposição explicitada nos dois textos enquadra-se na perspectiva educacional tecnicista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dizer que as escolas de educação infantil precisam superar a dicotomia criada entre a educação e o cuidado significa que elas precisam

  • A.

    investir mais nos conteúdos a serem ensinados para as crianças, modificando sua atual rotina de cuidados.

  • B.

    abandonar o modelo escolar que vêm adotando, deixando as crianças livres para apenas brincar.

  • C.

    investir mais na qualidade dos cuidados e do afeto, que são as principais necessidades da criança em idade pré-escolar.

  • D.

    investir no aprimoramento dos professores para que possam suprir, de forma integrada, tanto as necessidades de educação quanto as de cuidado das crianças.

  • E.

    organizar melhor o trabalho, tanto dos profissionais que educam quanto daqueles que cuidam das crianças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...