Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
Para garantir o cumprimento dos objetivos do ensino, elaborados de acordo com as exigências burocráticas e na perspectiva construtivista, não se pode perder o controle da disciplina em sala de aula, o que pressupõe uma relação professor-aluno baseada na autoridade do professor, reforçada pelo distanciamento estratégico exigido, impedidor de troca de influências.
Segundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como:
um documento burocrático da ação pedagógica.
uma rotina pré-definida que deve ser fielmente seguida pelos educadores com vistas ao sucesso escolar.
uma ferramenta flexível que permite ao professor prever a ação pedagógica e regulá-la a partir da realidade.
uma exigência legal que justifica o trabalho do professor de Educação Infantil.
uma organização estritamente técnica dos objetivos e conteúdos da Educação Infantil que deve guiar o trabalho docente.
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.
Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A organização do planejamento proposto pela equipe demonstra uma construção criativa quando prevê a mobilização dos segmentos interessados, a organização das discussões e a aprovação do projeto por todos os segmentos envolvidos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
A preocupação aludida pelo autor do texto refere-se a decorrências da visão comportamentalista do processo ensino-aprendizagem.
Considerar a comunidade como co-responsável pela educação das crianças, desde o seu nascimento, significa:
que a família deve consultar a comunidade a respeito das questões educacionais de seus filhos.
a superação da concepção de que a educação de crianças pequenas é uma questão de ordem privada, exclusiva da família.
a divisão igual das responsabilidades pela educação infantil entre a família e o poder público.
que as creches e pré-escolas passam a assumir uma responsabilidade maior do que a das famílias na educação das crianças.
que as entidades sociais passam a se encarregar da educação das crianças enquanto a família se ocupa com os cuidados de saúde.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
Na situação hipotética, a nota exerce papel de instrumento de pressão para o cumprimento da tarefa em sala de aula.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
O texto faz menção ao objeto da taxonomia de Bloom.
No que diz respeito à organização dos espaços das crianças, a tarefa do professor é
observar a maneira como as crianças ocupam esses espaços, fazendo mudanças nos mesmos de forma a favorecer seus interesses e suas interações.
dispor sobre as mesas os materiais que serão utilizados pelas crianças, de forma organizada e em quantidade suficiente para a atividade proposta.
manter a organização feita pelo coordenador, ainda que permitindo que as crianças tenham autonomia para manipular os objetos.
ensinar às crianças o uso correto de cada material existente nos espaços, conforme previsto no planejamento.
permitir que as crianças brinquem livremente enquanto ocupam os espaços e arrumá-los depois que elas saírem dos mesmos.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
A atitude da professora demonstra tanto aos alunos quanto aos pais que é uma professora preocupada com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Com o auxílio do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes quanto a planejamento escolar.
O plano de aula reflete as concepções que nortearam a elaboração do plano de ensino por parte do professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...