Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.

Para a formação continuada dos profissionais, com qualidade, a implantação de programas remunerados de afastamento para estudo em todas as unidades da federação é uma das metas políticas de valorização do magistério.

  • C. Certo
  • E. Errado

As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:

  • A.

    Ministério da Educação e do Desporto - MEC.

  • B.

    Conselho Nacional de Educação - CNE.

  • C.

    Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC

  • D.

    Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

  • E.

    Centro de Educação Tecnológica – CET.

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

Um programa de treinamento busca eliminar falhas de desempenhos atuais observadas nos colaboradores de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.

Cursos em nível de especialização (lato sensu) devem ser priorizados na formação continuada dos profissionais da escola brasileira, haja vista a formação inicial dos mesmos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:

  • A.

    A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.

  • B.

    Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.

  • C.

    As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.

  • D.

    A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:

  • A.

    "Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"

  • B.

    "A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"

  • C.

    "O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"

  • D.

    "Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"

A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:

  • A.

    suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país

  • B.

    considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.

  • C.

    representa a dimensão primeira do ensino médio

  • D.

    é uma modalidade de educação complementar à educação básica

  • E.

    sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

No desenvolvimento de ações educacionais pertinentes, é de fundamental importância o papel das relações sociais de trabalho, bem como da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:

  • A.

    Planejamento, Plano, Projeto, Programa.

  • B.

    Plano, Programa, Planejamento, Projeto.

  • C.

    Projeto, Programa, Plano, Planejamento.

  • D.

    Planejamento, Projeto, Programa e Plano.

Considerando a análise de dificuldades, os problemas e as potencialidades do cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

A partir do início do século XXI, os problemas relativos à repetência escolar dos estudantes na 5.ª série deixaram de figurar nas estatísticas educacionais, tendo em vista a reformulação das práticas de acolhimento desses alunos nas escolas brasileiras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...