Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.
Para a formação continuada dos profissionais, com qualidade, a implantação de programas remunerados de afastamento para estudo em todas as unidades da federação é uma das metas políticas de valorização do magistério.
As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:
Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET
Centro de Educação Tecnológica – CET.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Um programa de treinamento busca eliminar falhas de desempenhos atuais observadas nos colaboradores de uma organização.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.
Cursos em nível de especialização (lato sensu) devem ser priorizados na formação continuada dos profissionais da escola brasileira, haja vista a formação inicial dos mesmos.
O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:
A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.
Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.
As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.
A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:
"Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"
"A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"
"O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"
"Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"
A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:
suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país
considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.
representa a dimensão primeira do ensino médio
é uma modalidade de educação complementar à educação básica
sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
No desenvolvimento de ações educacionais pertinentes, é de fundamental importância o papel das relações sociais de trabalho, bem como da cultura organizacional.
Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:
Planejamento, Plano, Projeto, Programa.
Plano, Programa, Planejamento, Projeto.
Projeto, Programa, Plano, Planejamento.
Planejamento, Projeto, Programa e Plano.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a análise de dificuldades, os problemas e as potencialidades do cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
A partir do início do século XXI, os problemas relativos à repetência escolar dos estudantes na 5.ª série deixaram de figurar nas estatísticas educacionais, tendo em vista a reformulação das práticas de acolhimento desses alunos nas escolas brasileiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...