Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luckesi (1996) destaca que "o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)" (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:
Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede.
Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.
Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.
Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.
A metodologia de projetos caracteriza-se como atividades de pesquisa extraclasse, nas quais os alunos podem aprofundar o conhecimento, tendo em vista que o tempo de permanência dos alunos em sala de aula é pequeno.
Segundo Mazzotta (2001), o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecido pela Lei n.º 8.069/90, no que se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência possui qual significado?
O Estatuto refere-se superficialmente à criança e ao adolescente portadores de deficiência.
Significa um importante caminho para o exercício de direitos até então presentes em "declarações" genéricas e abstratas.
O Estatuto acentua a necessidade de a criança e o adolescente portadores de deficiência serem atendidos em instituições especiais.
O Estatuto não se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência.
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Ao revelarem pessoas em diferentes estágios de vida, desde a infância à fase adulta, os textos 2 e 3 relacionam-se à noção de projeto político-pedagógico, a qual referencia o compromisso da Educação com:
a formação política do cidadão
os modelos de ensino diversificado
o desenvolvimento do sujeito social
as etapas do desenvolvimento humano
Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:
I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.
II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado
As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado
As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado
Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado
Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado
Segundo Alves (2001), para a melhoria da qualidade do ensino público é imprescindível que a escola assuma novas características, dentre outras, com bons equipamentos e recursos didático-pedagógicos, bem como com recursos humanos qualificados. Nesse contexto, cabe ao administrador escolar:
Coordenar e articular, anualmente, a elaboração e a reelaboração de dados da comunidade escolar, informando ao Conselho Municipal da Educação a situação sócio-econômica e familiar dos alunos, como base para a aquisição e distribuição dos recursos didáticopedagógicos para as escolas.
Organizar um cronograma de uso dos equipamentos e materiais didático-pedagógicos disponíveis na escola, agendar aulas de internet e dar formação aos profissionais do quadro funcional da unidade escolar.
Juntamente com a direção e outros especialistas em assuntos educacionais, organizar, distribuir, socializar e disponibilizar os recursos materiais existentes, bem como intervir na viabilização do acesso às novas tecnologias, investir na aquisição de acervo, prover um espaço amplo e mobiliado para o trabalho pedagógico, além de oportunizar a formação e a valorização permanente de seus recursos humanos.
Promover eventos somente com o fim de arrecadar fundos para equipar as escolas com recursos tecnológicos para o uso de alunos cujas famílias não lhes possam disponibilizar o acesso a esses meios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.
O tema a ser desenvolvido no projeto de trabalho deve ser vinculado aos conteúdos programáticos, de maneira individual e em curto espaço de tempo, para manter o interesse do aluno.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Lei n.º 9.394/96, em seu artigo 58, a educação infantil, em creches e similares, deve:
Receber somente crianças com um grau de deficiência que indique possibilidade real de ganhos no processo educacional.
Oferecer em seu espaço atendimento especializado em salas especiais para crianças de zero a 6 anos, considerando o tipo de deficiência apresentada.
Encaminhar as famílias de crianças com deficiência para buscarem atendimento unicamente nas instituições de educação especial.
Estar preparada para atender crianças com deficiência e outras necessidades especiais, a partir de zero ano.
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
O elemento do cotidiano escolar que mais proximamente atende à necessidade de resgate da relação entre a educação do sujeito contemporâneo revelado no Texto 1 e sua integração social é:
currículo aberto
ensino integrado
avaliação continuada
atendimento individualizado
O processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, previsto na LDB como incumbência da União, vem identificado, respectivamente, através dos seguintes instrumentos
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Exame Nacional de Cursos – ENC
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada no decorrer do período letivo, o que se caracteriza como Avaliação Paralela.
Todas as alternativas acima respondem corretamente à questão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...