Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ferreiro (2000) afirma que “nenhuma pratica pedagógica é neutra”. Segundo a autora todas estão:

    A) Em correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia

    B) Introduzidas na linguagem escrita, e como se apresenta esse objeto no contexto escolar.

    C) Apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem.

    D) Inseridas em um processo histórico de construção de um sistema de representação, não um processo de codificação.

Analise as afirmativas a seguir: I. O educador deve saber que o binômio ensino-aprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento. II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

É importante que o aspecto lúdico acompanhe as atividades escolares de alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E nesse sentido, considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


DESCRIÇÃO:

JOGO DA FORCA E CX EM CARTONADO

Composição / Material: Plástico e Cartonado

Dimensões do produto: 35x22x5 cm

Dimensões do produto com embalagem: 37x24x7 cm

Peso aproximado do produto: 340g

Faixa etária: A partir de 6 anos


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

    A) Estimular a criatividade, concentração, sociabilidade e agilidade.

    B) Trabalhar noção de classe, ordem e efetuar operações.

    C) Aprender números, unidades, cores, operações matemáticas simples e desenvolver a coordenação motora.

    D) Desenvolver somente a oralidade do aluno.

De acordo com Vasconcellos (2012), é necessário fazer um planejamento participativo, uma vez que dessa forma:
I. O sujeito da reflexão torna-se também o sujeito da decisão, da ação e do usufruto. II. Há motivação dos envolvidos, pelo fato de estar atendendo às necessidades dos sujeitos. III. A probabilidade de concretização passa a ser maior, dado que quem ajudou a construir está mais predisposto a realizar.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

As competências gerais da Educação Básica, contidas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. Assinale a alternativa que não se configura como competência geral para a educação básica, apresentada na BNCC.

    A) Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

    B) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

    C) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

    D) Utilizar essencialmente a linguagem verbal, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    E) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado

    A) percepção.

    B) interação.

    C) personalidade.

    D) nativismo.

    E) empirismo.

Segundo Emília Ferreiro (1996, p.24): “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais ____________________.”. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

    A) Supervalorizam a criança.

    B) Estimulam que a criança tenha interação com a língua escrita.

    C) Podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

    D) Não são recebidas passivamente pelas crianças.

Analise as afirmativas a seguir: I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município. II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação. III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os conteúdos do Ensino Fundamental, são organizados em:

    A) Ciclos de formação.

    B) Campos de experiências.

    C) Unidades temáticas.

    D) Eixos estruturantes.

Luckesi (2011) afirma que avaliar é diagnosticar, e o primeiro passo do diagnóstico deve ser a:

    A) Aferição de valores.

    B) Descrição da realidade.

    C) Atribuição de juízo de valor.

    D) Classificação de capacidades.

    E) Verificação de conteúdo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...