Questões de Pedagogia

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Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que os alunos passam por um processo evolutivo na aquisição do conhecimento sobre leitura e escrita. Em relação a aquisição da escrita, segundo as autoras, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.


1ª COLUNA:

1. Escrita pré-silábica.

2. Escrita silábica.

3. Escrita silábico-alfabética.

4. Escrita alfabética.


2ª COLUNA:

? Os grafismos da criança estão mais próximos às representações de letras, preocupação na quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever.

? Cada um dos caracteres da escrita da criança corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.

? Há correspondência entre signos/sinais gráficos e sonoros, utilizando um signo gráfico para representar uma sílaba.

? Reprodução de traços típicos da escrita pela criança, com dificuldade de distinção entre escrita e desenho.

? Momento de transição, onde a criança, reconhece a exigência mínima de caracteres, ou mesmo o valor fonético para diferentes letras.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

    A) 3- 2- 1- 4 - 3.

    B) 2- 4 -3- 1- 3.

    C) 2- 3- 1- 2- 3.

    D) 2- 3- 4- 1- 4.

São objetivos do planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos:
I. Racionalizar recursos. II. Transformar a realidade. III. Fortalecer a fragmentação das práticas educativas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O sistema de avaliações na escola é alvo de debates constantes, por ser considerado falho, limitante e reducionista do processo de aprendizagem. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 24, é clara ao determinar que a verificação do aprendizado terá:

    A) avaliação final e isolada do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e valorização dos resultados das provas finais

    B) de ser associado a fazer provas, fazer exames, atribuir notas, repetir ou passar de ano.

    C) de ser realizado por meio da simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando é visto como um ser paciente e receptivo.

    D) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

    E) de ignorar o fato do educando viver experiências de vivências múltiplas, pois todos devem ser igualados no processo de avaliação..

A atuação pedagógica não se restringe ao ambiente escolar, mas se estende às organizações e aos espaços culturais e de convivência social. A ação educativa que se processa fora do ambiente escolar e que acontece de maneira intencional, mas com pouca sistematização e planejamento, é denominada educação

    A) não formal.

    B) ambiental.

    C) informal.

    D) a distância.

    E) formal.

Sobre a função e o papel da escola, assinale a alternativa correta.

    A) Delinear seu papel significa buscar a uniformização de seus estabelecimentos, uma vez que possuem peculiaridades e rotinas semelhantes.

    B) A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada.

    C) A escola deve adotar processos educativos tais como os que ocorrem em outras instâncias, como na família, no trabalho, na mídia e no lazer.

    D) Ao estabelecer união entre escola e comunidade ficam demarcadas atribuições e responsabilidades e não a realização de um projeto comum.

Avaliação


A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser perpassada por concepções autoritárias. Porém, o componente da avaliação mais sensível à questão do poder é a tomada de decisão.


O modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos como a principal função do ato de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.


Tais práticas contribuíram para produzir muitas consequências negativas, entre elas o preconceito e o estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo. 


A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e autoimagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso. 


Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.

Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais, afetando a tomada de decisão dos professores e gestores escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade social. Essa concepção individualista e regressiva da educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão pouco engajada na compreensão da realidade dos educandos.


II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão, afirma o texto.


III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico para o crescimento.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O jogo e as atividades lúdicas devem ser utilizados como recursos pedagógicos com real importância no cotidiano escolar. Na teoria de Piaget, com o aparecimento do jogo simbólico a criança, EXCETO:

    A) Extrapola a satisfação da manipulação.

    B) Apropria a realidade externa ao seu eu.

    C) Assimila a realidade através do faz-de-conta.

    D) Aprende com as regras e os parceiros.

Na pedagogia tradicional, a criança é vista como um:

    A)

    Ser dotado de necessidades e interesses.



    B) Sujeito da sua aprendizagem.

    C) Ser de inteligência e vontade.

    D) Objeto que pode ser moldado.

    E) Sujeito histórico e de direito.

Para serem eficientes e cumprirem o papel educacional de promover a aprendizagem significativa para os seus alunos, as escolas devem acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Tendo em vista que os avanços tecnológicos são uma marca registrada do mundo contemporâneo, é importante que a tecnologia na educação seja vista como um meio de propiciar o ensino. Acerca das Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA

    A) Alunos, professores, pedagogos e gestores beneficiam-se muito do uso de tecnologia na educação. Isso porque os recursos tecnológicos possibilitam inovação metodológica pelos docentes e estimulam o aprendizado dos discentes, o que produz resultados positivos para a instituição de ensino.

    B) A educação não tem qualquer ligação com os meios tecnológicos de uma determinada sociedade. Estes dispositivos servem apenas de distração para o processo de aprendizagem dos alunos.

    C) Os dispositivos tecnológicos estão desde muito cedo ao alcance das crianças, consistindo em acessórios quase que indispensáveis para os adolescentes. E isso não pode ser ignorado no contexto escolar.

    D) Os recursos tecnológicos tendem a exercer influências consideráveis sobre o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, sendo, portanto, poderosos aliados da escola.

    E) As tecnologias chamam e prendem a atenção dos alunos, ajudam a sua capacidade de concentração, fortalecem os sistemas de memória e promovem a motivação.

Pedro, aluno do 6.º ano do ensino fundamental II, fez uma prova objetiva de matemática em sua escola e tirou nota 9,0, de um total de 10 pontos, por ter errado uma questão, conforme indicado na prova pela professora. Ao comparar sua prova com a do colega Saulo, da mesma turma, verificou que Saulo havia registrado para a questão o mesmo gabarito que ele, mas a resposta do colega tinha sido considerada correta enquanto a dele havia sido considerada errada.


Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, os critérios avaliativos adotados pela professora na atribuição das notas

    A) não podem ser contestados diretamente por Pedro nem por Saulo, pois cabe aos pais/responsáveis deles buscar a solução do conflito junto à direção da escola.

    B) podem ser contestados diretamente tanto por Pedro quanto por Saulo, que podem, ainda, recorrer às instâncias escolares superiores se não solucionarem o conflito junto à professora.

    C) não podem ser contestados por Saulo, porque o problema afeta diretamente a nota de Pedro, e não a dele.

    D) podem ser contestados por Pedro apenas se ele for integrante do grêmio estudantil da escola.

    E) não podem ser contestados por Pedro, porque a professora tem autonomia para adotar critérios avaliativos distintos se assim considerar necessário.

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