Questões de Pedagogia

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Exercícios lúdicos que desenvolvam a psicomotricidade permitem que o professor desenvolva e promova aspectos importantes na qualidade do aprendizado do aluno por diversos motivos, EXCETO:

    A) Através de atividades de recreação o aluno poderá desenvolver sua capacidade de equilíbrio e coordenação motora, tão quanto sua lateralidade de uma forma despretensiosa e divertida.

    B) As atividades exercidas dessa maneira desenvolvem aspectos motores e físicos impedindo avanços de problemas neurológicos, assim como problemas de coordenação, mas não são suficientes como ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança.

    C) Contribuem para o desenvolvimento global e total da criança como individuo, aumentando sua autoexpressão, cognição, energia, afetividade e equilíbrio, seja em tarefas individuais, quanto coletivas.

    D) Possibilitam meios eficazes de desenvolvimento de atividades em sala de aula que permitam alcançarmúltiplos objetivos através de tarefas e exercícios eficientes e que exijam uma interação coletiva na maiorparte das vezes, aumentando o desenvolvimento interpessoal dos alunos.

São características das metodologias ativas:


I. Aprendizagem por descoberta.

II. Resolução de problemas.

III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O conceito de interdisciplinaridade é atribuído ao sociólogo alemão Louis Wirth (1897- 1952) que definia a interdisciplinaridade como a qualidade daquilo que é interdisciplinar, e o que é interdisciplinar por aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas”. Sobre a interdisciplinaridade como recurso didático, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Interdisciplinaridade se trata da associação ou a confluência entre duas áreas, tornando-as algo diferente de suas especificidades.

    B) O termo interdisciplinaridade se refere então à relação colaborativa entre duas ou mais áreas do saber.

    C) O termo interdisciplinaridade traduz esse vínculo não apenas entre saberes, mas, principalmente, de um saber com outro saber, ou dos saberes entre si, numa sorte de complementaridade, de cumplicidade solidária, em função da realidade estudada e conhecida.

    D) A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.

    E) O ensino e a aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar visam aprofundar os conhecimentos a partir daquilo que agrega as áreas de conhecimento, apesar de suas peculiaridades. Não visa à eliminação delas, mas a um redimensionamento e à ampliação de sua função e compreensão, pois os fatos econômicos, políticos, sociais, do senso comum, do campo da educação, da ciência, das artes e tantos outros primariamente podem ocorrer sem formulação disciplinar e somente depois serem levados à sistematização, ou seja, a vida subjaz a todo saber.

Com referência a métodos de ensino, assinale a opção correta.

    A) No trabalho docente, o professor deve selecionar e organizar vários métodos de ensino em função de sua experiência profissional.

    B) Os métodos de ensino, uma vez definidos, não apresentam uma relação de subordinação com os objetivos gerais e específicos.

    C) Métodos de ensino são ações não intencionais do professor pelas quais se organizam as atividades voltadas para a aprendizagem.

    D) A aplicação de métodos de ensino eficazes não garante o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.

    E) Os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com o aspecto externo e com o aspecto interno, sendo este referente ao procedimento de assimilação ativa por parte dos alunos e aquele, às formas de dirigir o processo de ensino.

Uma reflexão séria sobre a função social da Escola reside em sua capacidade de criar alternativas para que os estudantes possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir como cidadãos. Sobre esse papel importante das instituições educacionais, cumpre assinalar que:

    A) É papel fundamental da escola, cumprindo sua função social, trabalhar em função da diminuição da repetência e da evasão.

    B) O ambiente escolar deve propiciar a reprodução única e exclusiva das condições científicas, políticas, econômicas e culturais de determinada sociedade.

    C) A escola deve colaborar para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.

    D) As instituições de ensino devem apenas formar talentos para o mundo dos negócios de tal maneira que os educandos possam se tornar profissionais de sucesso.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva e cultural, integrada ao currículo escolar, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


II. Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, de saúde e de proteção à infância, à adolescência e à juventude é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O plano de aula é a modalidade de planejamento que mais dialoga com o currículo real da sala de aula. É o organizador do trabalho pedagógico do professor e deve contemplar:


I. As habilidades e os objetos de conhecimento que se relacionam com os conteúdos escolares.

II. As áreas do conhecimento que serão trabalhadas e as atividades pedagógicas que favorecem o processo de aprendizado.

III. As atividades relacionadas aos conteúdos que desenvolverão as habilidades necessárias para que ocorra a aprendizagem.

IV. Os objetivos gerais e específicos e não as competências gerais e as competências específicas que se relacionam com a proposta da aula.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I, III e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I, II, III e IV.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:


I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação.

II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério.

III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.


Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O __________________________ foi aprovado em 26 de junho de 2014 e terá validade de 10 anos. Esse documento estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais. Assinale a alternativa correta que complete a lacuna presente no texto:

    A) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

    B) Plano Nacional de Referência Educacional (PNRE).

    C) Plano Municipal de Referência Educacional (PMRE).

    D) Plano Estadual de Ensino (PEE).

    E) Plano Nacional de Educação (PNE).

A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.

    A) A objetividade e a universalidade dos conteúdos se apoiam no saber popular, constituído no senso comum.

    B) A escolha de conteúdos é fundamentada apenas nos programas oficiais e na organização lógica da matéria.

    C) A formulação dos objetivos educacionais pauta-se nos valores e ideais proclamados na legislação educacional, nos conteúdos básicos das ciências e nas necessidades de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade.

    D) Os objetivos gerais referentes ao sistema escolar expressam o consenso do corpo docente somente em relação à prática escolar.

    E) São três os níveis de objetivos educacionais: objetivos preliminares, objetivos gerais e objetivos específicos.

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