Questões de Pedagogia

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É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:

    A) Cabe exclusivamente ao grupo discente.

    B) Constitui prerrogativa exclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

    C) Compete ao Conselho Escolar.

    D) Compete apenas ao Gestor Escolar.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 58 entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Uma das grandes dificuldades da educação é a respeito dessa clientela, pois inúmeras escolas não sabem lidar com essa situação, tanto em caráter estrutural como em profissional.
A atenção que os estabelecimentos de ensino devem prestar aos estudantes com necessidades especiais, são, EXCETO:

    A) Criação de planos didáticos que considere as necessidades e realidades da classe e não seguir planos pré-definidos.

    B) Para atender os estudantes com necessidades especiais não há necessidade de modificar os padrões de avaliações sugeridos sistemas de educação.

    C) Inserir os estudantes com necessidade educativa especial em turmas que corresponda a sua faixa etária com a finalidade de estabelecer uma idade social.

    D) No caso de estudantes com necessidade educativa especial agressivo ou sem nenhuma reação é ideal que solicite junto à família ou o poder público o acompanhamento de um profissional cuidador para prestar a assistência individualizada.

    E) Garantir o acesso com autonomia a qualquer espaço ou serviço para as pessoas com necessidade educativa especial.

No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.

    A) Um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para que se alcance satisfatoriamente uma boa interação nos aspectos socioemocionais.

    B) O processo cognoscitivo se refere aos vínculos afetivos entre professor e aluno.

    C) A autoridade docente deve cercear a relação educativa, de modo que os alunos se tornem dependentes do professor.

    D) A interação professor-aluno é fundamental para a organização da situação didática e para que se atinjam os objetivos do processo de ensino-aprendizagem.

    E) O trabalho docente deve ser unidirecional, pois, dessa forma, são reduzidas as dificuldades que os alunos encontram para assimilar os conhecimentos.

O relacionamento professor-aluno tem sido uma das principais preocupações das instituições escolares. No que se refere a esse importante tópico, é correto assinalar que:

    A) A valorização da formação do não interfere na excelência de sua relação com o aluno, uma vez que isto depende de outros fatores como a convivência diária entre ambos.

    B) O professor deve criar uma relação ética e profissional com os alunos sem se envolver em questões sociais mais amplas.

    C) A prática educativa dialógica demanda dos docentes acreditarem no diálogo como um fenômeno capaz de mobilizar a reflexão e ação cidadã de seus alunos, seja no presente ou no futuro.

    D) Deve-se proporcionar uma relação professor-aluno unicamente baseada no afeto, por meio da qual o aluno deva ter total liberdade para se expressar.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador deve saber que o binômio ensino-aprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Acerca do sistema educacional brasileiro, levando em conta o arcabouço legal, doutrinas pedagógicas e diretrizes de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A LDBEN prevê a avaliação do aluno pelo professor, assim como a avaliação do sistema educacional como um todo.

    B) Cabe à União, a organização do sistema educacional federal e dos territórios; aos Estados, a atuação prioritariamente nos ensinos fundamental e médio e aos Municípios, no ensino fundamental e na educação infantil.

    C) A gestão democrática do ensino público e privado e a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais são princípios do ensino brasileiro.

    D) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação pelo poder público.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo a Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são incumbências dos docentes, EXCETO:

    A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    C) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos.

    D) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

    E) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Assinale a opção correta, a respeito de currículo e construção do conhecimento.

    A) Para Giroux, o currículo envolve a transmissão de fatos e conhecimentos objetivos.

    B) Ao criticar a educação bancária, Paulo Freire ataca o caráter verbalista, narrativo e dissertativo do currículo tradicional.

    C) O currículo pós-moderno ensina, em geral, o conformismo, a obediência e o individualismo.

    D) Sob a perspectiva dos estudos culturais, o conhecimento e o currículo são definidos como campos conceituais nos quais diferentes conteúdos curriculares estabelecem uma hegemonia.

    E) De acordo com as teorias pós-críticas, o currículo pode ser compreendido sem a análise das relações de poder nas quais ele está envolvido.

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