Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a autora Emilia Ferreiro, do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução supreendentemente regular através de diversos meios culturais, diversas situações educativas e línguas. Aí, podem ser distinguidos três grandes períodos no interior dos quais cabem múltiplas subdivisões, são elas:


I. Fonetização da escrita (se inicia com o período alfabético e culmina no período silábico);

II. Distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico;

III. Construção de formas de diferenciação (controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo).


Estão corretas:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Institucionalizar o programa nacional de renovação da Educação Básica, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Os projetos de trabalho, na concepção de Fernando Hernandez (1998), na obra “Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho”, não são apenas identificados como metodologias didáticas, mas como formas compreensivas de entender o sentido da escolaridade e do ensino. Nessa perspectiva, quanto aos estudantes, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- São participantes nos processos de pesquisa, por meio de diferentes estratégias, que possuem sentidos para eles. II- Participam no processo de planejamento da própria aprendizagem. III- São incentivados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu entorno pessoal e cultural.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC é CORRETO afirmar que:


I. É um documento de caráter deliberativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


II. Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.


III. Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.


IV. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e soco emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


V. As competências gerais da Educação Básica, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.


Estão CORRETAS:

    A) I, II, III.

    B) II, III, IV.

    C) I, II, IV, V.

    D) II, III, IV, V.

    E) I, II, III, IV, V.

Ensinar inglês dentro de uma proposta formativa tem, para o currículo, implicações importantes. Dentre elas: I. Obriga a rever as relações entre língua, território e cultura, na medida em que os falantes de inglês já não se encontram apenas nos países em que essa é a língua oficial. II. Amplia a visão de letramento concebida também nas práticas sociais do mundo digital que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens. III. Compreende que determinadas crenças, como a de que há um “inglês melhor” para se ensinar, ou um “nível de proficiência” específico a ser alcançado pelo aluno, precisam ser relativizadas, o que exige uma atitude de acolhimento e legitimação de diferentes formas de expressão do idioma. Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

Paulo Freire afirmava que a presença do professor não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola. Enquanto presença, o professor não pode ser omissão, mas um sujeito de ações. Portanto, o professor:

    A) É uma presença em si política.

    B) É uma presença em si neutra.

    C) É uma presença em si dúbia.

    D) É uma presença em si desafiadora.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso VII e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 15, asseguram à gestão escolar a autonomia nas dimensões administrativa, pedagógica e financeira. A autonomia, nesse contexto, é sinônimo de responsabilidade individual e coletiva, com envolvimento da comunidade escolar para alcance das metas estabelecidas. Dessa forma, ter autonomia significa também não esquecer que a escola está inserida num processo que envolve as relações internas e externas, o sistema educativo e a comunidade escolar.

II. A equipe gestora da escola é composta de profissionais com funções técnicas específicas, que têm a responsabilidade de colocar em prática as políticas e os planos elaborados coletivamente para o alcance de metas. Assim, é fundamental que o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor, como articuladores de execução do projeto maior da escola, reúnam-se para discutir sobre o planejamento da instituição.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Os processos de alfabetização e letramento representam momentos singulares na trajetória escolar dos sujeitos em formação. Isso posto, sobre as múltiplas facetas da alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta.

    A) A alfabetização é caracterizada pelo desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita, cálculos e raciocínio lógico nas práticas sociais.

    B) A alfabetização está relacionada ao letramento, que ocorre posteriormente ao sistema da escrita.

    C) A alfabetização é o processo de aquisição do sistema convencional silábico, alfabético e ortográfico.

    D) A alfabetização é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.

    E) A alfabetização acontece de forma natural e processual sem a necessidade da mediação do professor.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...