Questões de Pedagogia

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Considere a afirmação abaixo:


A partir do marco temporal de 2003, momento de conquista social decorrente das lutas dos movimentos negros em nosso país, instauraram-se novas políticas pu?blicas que atingiram diretamente a pesquisa, o ensino e a extensão no campo da História e do Ensino de História. Estamos citando a Lei 10.639/03 que criou o artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), responsável por trazer ao debate pu?blico, via educação escolar, as práticas do racismo, do preconceito e da discriminação; o parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP n. 003/2004 de 10 de março de 2004 que instituiu as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e a Lei n. 11.645 de 10 de Março de 2008.


Sobre o que diz a Lei 11.645/2008 é CORRETO afirmar que:

    A) O conteu?do programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da A?frica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

    B) O conteu?do programático incluirá o questionamento das visões sobre as relações raciais no Brasil, assim como a valorização e o respeito à história da resistência negra e da cultura dos africanos e seus descendentes, sobre a organização e os significados da família escrava e indígena, sobre as lutas dos escravos e libertos pela realização de suas festas e crenças, sobre as fugas, quilombos e revoltas, ou sobre a luta dos próprios escravos e seus descendentes pela abolição.

    C) O conteúdo programático incluirá a existência das culturas europeia, africana e indígena, abrindo mão de pensar o quanto as identidades culturais são construções e campos de luta também historicamente datados, como a própria utilização dos termos que fazem referência ao conceito de raça. Os processos de troca cultural e hibridização das culturas mencionados como possibilidades reais de trabalho com culturas.

    D) O conteúdo programático incluirá as continuidades e descontinuidades, ou o que os descendentes de africanos fizeram no Brasil que não se encontra na África, a herança africana nas Américas, a criação de uma cultura afro-brasileira, a formulação de uma herança indígena e suas continuidades na sociedade brasileira, o potencial de criatividade e transformação dos escravos, dos indígenas e seus descendentes.

    E) O conteúdo programático incluirá a articulação de identidades negras/indígenas e culturas híbridas, procurando livrar-se dos essencialismos culturais e das tradições inventadas de expressão musical negra, pensadas dentro de uma prática de cultura política e política cultural; as autenticidades, discussões sobre a origem do samba e do funk como emblemáticas, que devem ser vistas como portadoras de significação política e cultural.

A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por

    A) Piaget.

    B) Jung.

    C) Paulo Freire.

    D) Vygotsky.

A consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. Segundo a BNCC, o desenvolvimento dessa capacidade durante a alfabetização ajuda a perceber a peculiaridade ou dificuldade que cada criança tem durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, para trabalhar a consciência fonológica da criança, é preciso:

    A) Que se utilizem apenas os chamados jogos fonológicos, como um jogo de trincas sem estabelecer qualquer ponte com a prática escrita.

    B) Privilegiar o lúdico em detrimento do pedagógico, uma vez que as crianças em fase de alfabetização só aprendem os sons por meio de brincadeiras.

    C) Focar apenas nas práticas sociais de leitura e escrita em que o texto é o único ponto a ser trabalhado com as crianças, uma vez que com ele o professor consegue definir seus conteúdos.

    D) Incentivar a conexão entre fonema e grafema, ou seja, que as crianças sejam capazes de compreender o que cada som representa.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As decisões sobre o calendário escolar é um dos principais temas das reuniões sobre a gestão escolar, já que é preciso tomar decisões sobre todo o planejamento do ano letivo (períodos de avaliação, reuniões de pais e responsáveis, entrega de boletins e finalizações dos projetos didáticos), as estratégias de acompanhamento das ações e a realização de adequações, quando necessário.

II. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal coordenar a elaboração coletiva da ação educacional e pedagógica da escola, propiciando uma gestão participativa e democrática. Tal objetivo é desenvolvido na liderança que deve ser exercida pelo gestor no processo de coordenação da elaboração coletiva do projeto político pedagógico.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A aprendizagem escolar é um processo de assimilação que envolve determinados conhecimentos e formas de ações físicas e mentais, organizados e orientados no decorrer dos processos de ensino. Sobre o processo de assimilação ativa, disposto na literatura de José Libâneo (1994), na obra “Didática”, é possível afirmar que se trata de:

    A) Um processo unilateral em que o professor atua como reprodutor do conhecimento sistematizado na sociedade, sem que o estudante necessite desenvolver habilidades para conversão das aprendizagens recebidas.

    B) Um processo em que o professor exerce a figura de autoridade, exigindo atitudes passivas dos estudantes, que receberão os conteúdos e informações, convertendo-as em habilidades e atitudes.

    C) Um processo de exposição e demonstração de materiais didáticos, conteúdos e orientações do professor, para posterior tomada de atitude ativa por parte do aluno na sociedade.

    D) Um processo livre de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor do aluno, sem orientações didáticas por parte do professor, que desenvolve uma relação horizontal com o aluno.

    E) Um processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais dos próprios estudantes, com a orientação do professor.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Considere as charges e a afirmação sobre o ensino de História e os PCNs abaixo e responda:




Na intenção de compreender o ensino de História na proposta dos PCNs, o desafio se configura por entender as características do saber histórico escolar presente no cotidiano e o seu processo de criação, levando em consideração os diversos aspectos presentes na sociedade, os saberes presentes na escola e também as suas representações nos(as) alunos (as).


Sobre o ensino de história e sua relação com a aprendizagem dos alunos, é CORRETO afirmar que:


1. O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois. A avaliação não deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados. Deve ter um caráter diagnóstico e possibilitar ao educador avaliar o seu próprio desempenho como docente, refletindo sobre as intervenções didáticas e outras possibilidades de como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.


2. Nas charges fica enunciado que o ensino de História deve também pautar a defesa de uma educação como meio de formar e preparar o (a) aluno (a) para o exercício crítico e consciente da cidadania, relacionada sobretudo, com as questões da participação política no Estado e dos direitos sociais, para enfrentar a questão em uma espécie de agenda da cidadania para o século XXI e de fomentação da consciência histórica.


3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História destacam que os currículos escolares apontam para a importância social do ensino de História de modo a postular os posicionamento individuais dos educandos como construção da identidade, sendo esta entendida como a formação do cidadão patriótico, do homem civilizado ou da pessoa ajustada ao seu meio. Isto é, caberia à História desenvolver no aluno a sua identidade com a pátria, com o mundo civilizado ou com o país do trabalho e do desenvolvimento.


4. O ensino de História procura desenvolver uma educação e um ensino voltados para uma formação pautada pela cidadania, o PCN de História destaca que o ensino da disciplina deve fazer escolhas pedagógicas capazes de possibilitar ao aluno refletir sobre seus valores e suas práticas cotidianas e relacioná-los com problemáticas históricas inerentes ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região e à sociedade nacional e mundial.


5. As charges reforçam o que formula os PCNs de História, quando da formação dos alunos (as), ou seja, a formação e constituição do (a) cidadão (ã) considerado crítico e consciente da realidade vivenciada, para que os estudante possa conhecer as problemáticas e os anseios individuais, de classes e de grupos - local, regional, nacional e internacional – a partir da suas conjunturas individuais para que projetem a cidadania como prática e ideal, conhecendo as conceituações históricas delineadas por estudiosos do tema em diferentes épocas.


Estão CORRETAS:



    A) 1, 3 e 5

    B) 1, 2 e 4

    C) 2, 4 e 5

    D) 2, 3 e 4

    E) 3, 4 e 5

As orientações didáticas para a compreensão escrita do Inglês podem envolver o trabalho em fases que podem ser chamadas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. A este respeito, analise as tabelas a seguir:
TABELA 1 I Atividades destinadas a levar os alunos a pensar sobre o texto, emitir suas reações e avaliar, criticamente, as ideias do autor. II Ativar o pré-conhecimento do aluno em relação à organização textual. III São importantes as estratégias de integração de uma informação a outra, o estabelecimento dos elos coesivos e a utilização de estratégias de inferência.
TABELA 2 A Pré-leitura B Leitura. C Pós-leitura.
Relacione as duas tabelas acima e assinale a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente:

    A) I-A; II-B; III-C.

    B) I-B; II-A; III- C.

    C) I-C; II-A; III-B.

    D) I-B; II-C; III-A.

A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe algumas importantes diretrizes, como:


( ) A adoção de práticas sociais de leitura e escrita, somada ao planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética como, por exemplo, o estudo das relações entre sons e letras;

( ) A importância de se adotar uma perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita;

( ) A adoção de um método de ensino feito de maneira individual com cada criança, por meio do qual a interação seja apenas uma complementaridade ao processo de ensino e aprendizagem;

( ) Um trabalho que centralize apenas o que é vivenciado na Educação Infantil, sem estabelecer qualquer ponte de continuidade para o Ensino Fundamental, uma vez que são períodos completamente distintos.


Considerando-se que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) V – F – V – F.

    B) V – V – F – F.

    C) F – F – V – F.

    D) F – V – F – V.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O artigo 11 da Lei nº 9.394, de 1996, atribui aos municípios a responsabilidade por oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental. De acordo com essa lei, é permitida a atuação dos municípios em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

    B) No Brasil, os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica em conformidade com as normas comuns e as do seu sistema de ensino, assim como o dever de administrar seu pessoal, sendo-lhes vedado controlar seus recursos materiais e financeiros, de acordo com o artigo 12 da Lei nº 9.394, de 1996.

    C) O artigo 12 da Lei nº 9.394, de 1996, determina que os estabelecimentos de ensino devem assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, assim como impedir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, sempre agindo em atendimento às normas comuns e às do seu sistema de ensino.

    D) Os municípios podem optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou, ainda, compor com ele um sistema único de educação básica, através do qual passará a ter a obrigação de prover à população o acesso às unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado na área de gerontologia social, conforme determina o artigo 11 da Lei nº 9.394, de 1996.

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