Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As tendências pedagógicas, que influenciaram as práticas docentes e saberes escolares, constituíram-se a partir das diferentes relações sociais vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. No que se refere ao papel da escola, a tendência crítico-social dos conteúdos é caracterizada por:

    A) Considerar os elementos de ensino aprendizagem como indissociáveis das realidades sociais.

    B) Moldar o comportamento humano por meio de técnicas específicas.

    C) Adequar o currículo aos processos internos da escola.

    D) Preparar moralmente os indivíduos para atuarem na sociedade.

    E) Propor uma avaliação da aprendizagem, na perspectiva somativa a partir de temas específicos.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo o artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, até o 14º (décimo quarto) ano a partir da promulgação da Emenda Constitucional nº 53 de 2006, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios destinarão parte dos recursos a que se refere o caput do art. 212 da Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos trabalhadores da educação. Referida distribuição se dá a partir do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, regulamentado pela Lei n° 11.494/2007.


Sobre o FUNDEB, cuja validade foi até o ano de 2020, é CORRETO afirmar que:


1. O FUNDEB, em sua natureza contábil, é pensado como sendo dos Estados e do Distrito Federal, pelo fato da arrecadação e distribuição dos recursos que o formam serem realizadas pela União e pelos Estados, com a participação dos agentes financeiros do Fundo e, em decorrência dos créditos dos seus recursos serem realizados automaticamente em favor dos Estados de forma igualitária, com base no nº de alunos.


2. Os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 40% (quarenta por cento) do imposto sobre a propriedade de veículos automotores previsto no inciso III do caput do art. 155 combinado com o inciso III do caput do art. 158 da Constituição Federal e 20% a partir de 2008 Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações – IPIexp de contribuição do Distrito Federal.


3. É vedada a utilização dos recursos oriundos da arrecadação da contribuição social do salário-educação a que se refere o § 5º do art. 212 da Constituição Federal na complementação da União aos Fundos e dos programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários a que se refere o § 4º do art. 212 da Constituição Federal.


4. A partir de 1º de março de 2007, a distribuição dos recursos do FUNDEB foi realizada com base nos coeficientes de participação definidos para o novo Fundo, na forma prevista na MP nº 339/06, convertida na Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. No mês de abril de 2007 foi realizado o ajuste da distribuição dos recursos referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2007, acertando os valores repassados com base na sistemática do FUNDEB.


5. Os recursos do FUNDEB destinam-se ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido, da sua duração, da idade dos alunos, do turno de atendimento e da localização da escola, levando-se em consideração os respectivos âmbitos de atuação prioritária (art. 211 da Constituição Federal).


Estão CORRETAS:

    A) 1, 3 e 5

    B) 1, 2 e 4

    C) 2, 4 e 5

    D) 2, 3 e 4

    E) 3, 4 e 5

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com relação à avaliação em língua estrangeira: I. A avaliação somativa, e os testes em particular, dão informação e certificam os níveis de proficiência alcançados, além de também revelar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. II. A avaliação somativa não contempla o desenvolvimento do processo de aprendizagem, sendo este o papel da avaliação formativa. III. A avaliação formativa envolve apenas o professor e os pais do aluno, enquanto a avaliação somativa envolve somente o aluno. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III.

    C) II, apenas.

    D) I e III.

A heterogeneidade característica presente em qualquer grupo humano passa a ser vista como fator imprescindível para as interações na sala de aula. Para atender à diversidade de conhecimentos dos alunos em sala de aula é importante que os docentes:

    A) Elaborem diferentes oportunidades de aprendizagem, por meio das quais o aluno possa refletir sobre os conhecimentos que compõe o objeto de ensino e o professor se revele como mediador de uma prática pedagógica diferenciada.

    B) Analisem todos os padrões similares de ritmos, comportamentos, experiências, trajetórias das crianças com o intuito de criarem uma maneira uníssona de ensino.

    C) Não considerem no seu planejamento, a variedade de conhecimentos que os alunos já possuem acerca da leitura e da escrita, uma vez que somente há espaço para as novas aprendizagens.

    D) Pensem em atividades que atendam às necessidades coletivas de cada aluno em detrimento de qualquer experiência particular, favorecendo a apropriação dos conhecimentos de maneira sistêmica.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei nº 8.069, de 1990, incumbe ao poder público fornecer gratuitamente medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, à habilitação ou à reabilitação para crianças e adolescentes que necessitarem, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.

II. Considera-se tratamento cruel ou degradante, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 1990, a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que o humilhe, o ameace gravemente ou o ridicularize. O referido instrumento legal busca coibir e impedir a ocorrência desse tipo de atitude contra as crianças e os adolescentes.

III. O artigo 18-A da Lei nº 8.069, de 1990, determina que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Tais práticas, que muitas vezes chegam a ser realizadas como formas de correção ou disciplina pelos pais, pelos integrantes da família ampliada ou pelos responsáveis, por exemplo, são vedadas pelo referido instrumento legal.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Um dos grandes desafios educacionais está relacionado à integração do conhecimento. Nesse contexto, segundo Marcos Cordiolli (2002), ao longo dos anos se criou, “um cenário de intensa confusão, com diferentes interpretações para inter, multi e transdisciplinaridade”. O mesmo autor, a partir da literatura, traz distinções entre elas. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna: 1- Interdisciplinaridade 2- Multidisciplinaridade 3- Transdisciplinaridade
Segunda coluna: ( ) Estabelece canais comunicantes, pois um especialista de uma área utiliza saberes de outras disciplinas promovendo diferentes interconexões. ( ) Realiza-se na reunião de especialistas de diferentes áreas ou de atividades de mais de uma área, necessariamente com um viés comum e articulados cooperativamente. ( ) Corresponde à produção ou processo de relações entre saberes, a partir de uma disciplina ou de um tema sem as limitações de domínios ou objetos impostos pela especialização das ciências.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 3 – 1.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Sobre os Para?metros Curriculares Nacionais Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, é CORRETO afirmar que:

    A) No terceiro ciclo o eixo temático e os subtemas remetem para o estudo de questões sociais relacionadas à realidade dos alunos; acontecimentos históricos sem a necessária relação com as durações e o tempo; discernimento de sujeitos históricos como agentes de transformações e/ou permanências sociais; abordagens históricas e suas aproximações e diferenças; e conceitos históricos e seus contextos. Atividades e situações didáticas que favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, identificação, confrontação, distinção e reflexão; e de atitudes de comprometimento, envolvimento, respeito, ética, colaboração e amadurecimento moral e intelectual.

    B) No terceiro ciclo sugere-se pesquisas e estudos históricos sobre como as sociedades estruturaram em diferentes épocas suas relações sociais de trabalho, como construíram organizações sociais mais amplas e como cada sociedade organizava a divisão de trabalho entre indivíduos e grupos sociais. Nesse sentido, podem ser pesquisadas, relacionadas, confrontadas e analisadas diferentes formas de trabalho, como o comunitário, o servil, o escravo, o trabalho livre, o trabalho assalariado; a divisão de trabalho no espaço doméstico, no espaço urbano, no rural e na indústria; os tipos de remuneração, as diferenças entre sexos, idades, etnias e formação escolar.

    C) No quarto ciclo são favorecidos os trabalhos com fontes documentais e com obras que contemplam conteúdos históricos. Podem ser desenvolvidas atividades de levantamento e de organização de informações internas e externas às obras estudadas e de pesquisa acerca das histórias das técnicas, das estéticas e dos suportes de registro, explicitar a compressão da verdade que explica os acontecimentos e os fatos históricos estudados. O confronto de informações contidas em diversas fontes bibliográficas e documentais pode ser decisivo no processo de conquista da autonomia intelectual dos alunos.

    D) No quarto ciclo o professor fornece informações sobre padrões de medida de tempo, que sejam estruturantes para que os alunos localizem os fatos e os sujeitos nas respectivas épocas e para que possam discerni-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. Cabe ao professor, também, em diferentes momentos de estudo, proceder com cautela o incentivo a construção de relações entre eventos e evidenciar apenas os conteúdos de acordo com as épocas estudadas, para que os estudantes possam caracterizar contextos históricos, identificar os indícios e os ritmos das suas transformações, tendo como dimensionar suas durações.

    E) No quarto ciclo os subtemas se desdobram em conteúdos apresentados que devem ser trabalhados em sua integralidade, mas, aberto as sugestões de possibilidades. O professor deve selecionar alguns deles de acordo com o diagnóstico que faz dos conhecimentos para que essas possibilidades possam ampliar as discussões já propostas, os domínios e atitudes dos alunos e de acordo com questões contemporâneas pertinentes à realidade social, econômica, política e cultural, da localidade onde mora, da sua região, do seu país e do mundo, correlacionado com as abordagens e suas relações com processos ocorridos na América e em outras regiões do mundo.

Quanto aos recursos para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, em particular o uso de softwares, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise: I. É necessário adotar uma atitude crítica ao examiná-los a fim de certificar-se que sejam reproduções de um tipo de instrução programada popular nas décadas de 60 e 70. II. Exercícios que não exijam o envolvimento discursivo do aluno são incompatíveis com a visão de linguagem e de aprendizagem de língua inglesa. III. Podem ser apoio eficaz no ensino e aprendizagem, particularmente se incluírem elementos visuais e sonoros acompanhando o conteúdo linguístico. IV. Séries de exercícios linguísticos de memorização são imprescindíveis para o aluno alcançar aprendizagem eficaz. Sabendo que V significa Verdadeiro e F significa Falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V – F.

    B) V – F – V – V.

    C) F – F – F – V.

    D) V – V – F – F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...