Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de conhecimento público, garantindo, assim, a

  • A. descentralização.
  • B. transparência.
  • C. participação.
  • D. coletividade.
  • E. isonomia.

Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. A escolha do material didático, pelo professor de francês como língua estrangeira, deve convergir com as metodologias de ensino por ele adotadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada

  • A. modelagem.
  • B. extinção.
  • C. contingência.
  • D. reforço.
  • E. punição.

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, apenas.
  • C. III e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

  • A. a seleção de conteúdos, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • B. a definição dos objetivos gerais, a definição dos objetivos específicos e o planejamento curricular.
  • C. a seleção do corpo docente, a definição do calendário escolar e a definição dos processos de avaliação.
  • D. a definição do planejamento curricular, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • E. a definição de testes de pré-sondagem, a definição do calendário escolar e a definição do calendário de planejamento.

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. A abordagem cultural deve ser privilegiada, para que o aluno possa, ao mesmo tempo, perceber a si próprio e ao outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias de ensino e avaliação denomina-se

  • A. estudo dirigido.
  • B. tempestade cerebral.
  • C. mapa conceitual.
  • D. método individualizado.
  • E. plano de aula.

A construção do projeto de pesquisa exige conhecimentos, tanto sobre o tema escolhido quanto sobre o estágio atual dos estudos referentes a ele. Por isso, no projeto devem aparecer três polos intrínsecos do processo de construção do conhecimento: o epistemológico, o teórico e o metodológico. Qual afirmativa NÃO traduz a definição desses métodos?

  • A. Caracteriza-se pela atitude problematizadora, ou seja, realiza a crítica e discute o caminho percorrido pela ciência no que tange àquilo que o pesquisador deseja aprofundar em termos de conhecimentos e que fundamenta a pesquisa para que possa avançar na explicitação do objeto de estudo e da relação deste com os sujeitos de investigação.
  • B. Refere-se aos estudos já desenvolvidos por diferentes autores sobre aquele tema, bem como o estágio atual das pesquisas.
  • C. Refere-se, exclusivamente, à análise rigorosa dos planos de estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores sobre temas diversos.
  • D. Diz respeito aos caminhos e às técnicas que o pesquisador deve percorrer para realizar sua pesquisa.

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. O ensino de língua espanhola deve ter como objetivo prioritário o conhecimento estritamente linguístico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...