Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, V

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. Entre as habilidades utilizadas no ensino de língua espanhola, deve-se privilegiar a produção oral.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se

  • A. interação.
  • B. aprendizagem.
  • C. mutação.
  • D. evolução.
  • E. maturação.

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. Um dos principais objetivos do ensino de língua espanhola é conseguir que o aluno desenvolva julgamentos críticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor.
  • B. A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores.
  • C. A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele.
  • D. A avaliação da aprendizagem não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica, pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor.
  • E. Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior.

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. O material didático de língua espanhola deve ser organizado de modo a contemplar as habilidades de compreensão oral e escrita e de produção oral e escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.

  • A. A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.
  • B. A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.
  • C. A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
  • D. A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.
  • E. A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. O material didático selecionado deve priorizar a abordagem gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

  • A. investir na formação inicial dos professores.
  • B. promover planejamentos colaborativos entre os professores.
  • C. oferecer aos estudantes atividades complementares.
  • D. melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade.
  • E. envolver as famílias nos projetos da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...