Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Atividades esportivas, de lazer, culturais, artísticas, de educomunicação, de educação ambiental e de inclusão digital são consideradas extracurriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. A concepção ouvintista é a mais adequada para abordar questões relativas à surdez, como, por exemplo, a falta de acessibilidade dos surdos ao direito de expressão garantido à sociedade ouvinte.
  • B. A postura ouvintista é uma postura de apoio ao sujeito surdo.
  • C. Os surdos criticam o ouvintismo porque desconhecem as possibilidades que ele oferece para torná-los cidadãos melhores.
  • D. O ouvintismo traz consigo um apelo à normalização da pessoa surda em todas as esferas da sociedade.
  • E. Todos os professores ouvintes da classe comum sentem-se despreparados para propiciar o aprendizado dos estudantes surdos.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola é o espaço da comunicação educativa; nele, a educação se processa em seu aspecto formal, por intermédio da interação entre quem ensina e quem aprende.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. A metodologia triangular no ensino de artes preconiza que o conhecimento do aluno seja construído a partir dos seguintes eixos: o fazer artístico, a contextualização histórica e a apreciação estética. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo do aluno, esse tripé contempla várias dimensões da integralidade do ser humano, por isso se aproxima da concepção de educação integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca

  • A. atender o cumprimento de tarefas burocráticas.
  • B. agrupar atividades didáticas e planos de ensino.
  • C. eliminar as retenções e reprovações dos alunos.
  • D. efetivar um compromisso definido coletivamente.
  • E. promover uma estabilidade escolar administrativa.

Considerando esse depoimento como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da inclusão de pessoas com deficiência.

  • A. Na concepção ouvintista, entende-se que o surdo não tem a possibilidade de se desenvolver tanto como o ouvinte.
  • B. O relato demonstra que chorar é uma alternativa eficaz para o convencimento das famílias de que o surdo aprende melhor em turmas exclusivas de estudantes surdos.
  • C. O comportamento arredio eventualmente apresentado pelo estudante na inclusão deve-se ao seu desconhecimento dos efeitos positivos que ela tem a oferecer-lhe.
  • D. O depoimento mostra que o surdo também tem uma percepção ouvintista da escola.
  • E. A reação da estudante pode ser explicada pelo fato de os surdos possuírem uma experiência visual com o mundo normalmente dissociada da experiência auditiva experimentada pelos ouvintes.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola deve selecionar temas socialmente válidos, mas evitar os que sejam polêmicos, como religião, política e preconceito, a fim de resguardar as diferenças de opiniões dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos

  • A. específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS.
  • B. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
  • C. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua.
  • D. no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares.
  • E. específicos em, no mínimo, três componentes curriculares.

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

  • A. nos itens II e III.
  • B. em todos os itens.
  • C. no item I.
  • D. no item III.
  • E. nos itens I e II.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante

  • A. a educação integral a todos os estudantes surdos matriculados em escolas bilíngues.
  • B. o acesso ao vestibular traduzido em LIBRAS para os candidatos surdos.
  • C. a formação de professores e demais profissionais da escola para o atendimento educacional especializado e para a educação inclusiva.
  • D. o transporte escolar gratuito para todos os estudantes surdos da educação básica.
  • E. a educação especial, em toda a educação básica, em classes bilíngues, com matrícula exclusiva para estudantes surdos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...