Questões de Pedagogia

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Acerca da relação entre surdez, desenvolvimento da linguagem e aprendizagem na escola, assinale a opção correta.

  • A. Tradicionalmente, a identidade do surdo veio sendo construída com base na ideia de fracasso e de limitações educacionais.
  • B. A surdez congênita ou precoce não implica limitações de acesso à linguagem falada.
  • C. Os problemas tradicionais apontados como características da pessoa surda não são influenciados por condições educacionais.
  • D. Os estudantes surdos não apresentam limitações cognitivas inerentes à surdez, somente limitações de natureza afetiva.
  • E. A orientação dos pais de crianças surdas sobre aspectos linguísticos e culturais para a promoção da aprendizagem escolar do estudante surdo é sempre adequada no âmbito escolar.

Considerando o texto 15A1AAA, assinale a opção correta em relação às atividades pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do léxico em língua portuguesa escrita.

  • A. atividades de escrita contextualizada, a partir de um dado assunto
  • B. linguagens lúdicas para descoberta da escrita
  • C. leitura de texto escrito: texto – frases – palavras – sílabas – letras
  • D. dramatização, contextualização de situações vividas, aula-passeio, sessão de filmes
  • E. leitura de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguísticos

Pimenta e Anastasiou (2002) frisam a importância da construção coletiva do projeto político-pedagógico institucional na recuperação das raízes da universidade enquanto instituição social e no questionamento crítico das funções esperadas que ela exerça.

Sobre o projeto político-pedagógico institucional, conforme as ideias dessas autoras, é incorreto afirmar que:

  • A. faz referência aos fins e valores relativos ao papel da universidade na análise crítica e transformação social, como também nas relações entre conhecimento e estrutura de poder.
  • B. na questão pedagógica, aborda o ensinar e o apreender exclusivamente como preparação técnica para uma ocupação temporal.
  • C. propicia e exige a participação dos seus constituintes no processo de análise, discussão e tomada de decisão no tocante aos rumos que definem como necessários e possíveis à instituição universitária.
  • D. os problemas verificados deverão ser considerados como pontos de partida para analisar a realidade e para definir as prioridades e metas de ação.

Considerando a ideia expressa no texto 15A1AAA, assinale a opção que apresenta atividades pedagógicas relativas à aquisição de linguagens nas fases iniciais de aprendizado da língua portuguesa.

  • A. desenho e estratégias fonéticas de alfabetização e letramento
  • B. sessão de filmes, interpretação e compreensão de textos
  • C. testes-problema, expressão corporal e facial
  • D. do texto ao desenho, interpretação por meio de desenhos, produção de gêneros textuais
  • E. expressão corporal, expressão artístico-cultural, dramatização, aula-passeio

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.

  • A. Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística.
  • B. Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula.
  • C. Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação.
  • D. Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível.
  • E. Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de necessidades educacionais especiais

  • A. pressupõe a cura clínica como forma de inclusão.
  • B. é mais amplo que o conceito de deficiência.
  • C. contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um.
  • D. inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária.
  • E. denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais.

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,

  • A. prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social.
  • B. prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares.
  • C. considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva.
  • D. aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo.
  • E. prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo.

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana.
  • B. O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica.
  • C. Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE).
  • D. O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica.
  • E. Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.

Configuram-se Pilares da Educação, conforme Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010):

  • A. aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a empreender, aprender a ser.
  • B. aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • C. aprender a respeitar, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • D. aprender a conhecer, aprender a amar, aprender a conviver, aprender a ser.
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