Questões de Pedagogia

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No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Em uma sociedade democrática de direitos, valorizadora de políticas públicas de inclusão social e de exercício da cidadania, a educação integral tem papel basilar, porque preconiza o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões, e assegura direitos e oportunidades fundamentais para a população infantojuvenil.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redefinição de fronteiras geopolíticas, os inacreditáveis avanços científicos, as crises econômicas, a crescente violência urbana, o acesso imediato à informação são algumas características da vida do final do século XX e início do século XXI no Brasil. A literatura, por sua vez, reflete esse quadro e multiplica tendências. Aponte a alternativa errada em relação às tendências contemporâneas da literatura.

  • A. Muitos escritores brasileiros contemporâneos optaram pelo conto, talvez motivados pela agitação e rapidez características da realidade em que vivem. Parece haver nesses textos o desejo de levar ainda mais adiante a liberdade criadora conquistada pelos modernistas.
  • B. Os temas desenvolvidos pela ficção brasileira contemporânea em prosa incorporam elementos do cotidiano urbano, como a violência.
  • C. Lygia Fagundes Telles, Lya Luft e Nélida Piñon são algumas vozes femininas contemporâneas desenvolveram uma temática não intimista, sem contaminação das observações do espaço urbano.
  • D. Transitando entre o conto e a notícia, a crônica é um gênero narrativo muito popular na literatura contemporânea. Entre os cronistas contemporâneos brasileiros, merecem destaque, pela legião de leitores que conquistaram: Carlos Heitor Cony, Luis Fernando Veríssimo e Martha Medeiros.
  • E. Herdeiro de uma forte tradição no romance brasileiro, alguns escritores contemporâneos deram prosseguimento às narrativas regionais, como João Ubaldo Ribeiro, Márcio Souza, Mário Palmério, Bernardo Elis e João Cândido de Carvalho.

Tendo em vista a organização didático-pedagógica do ensino de japonês e as exigências do ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens. O ensino de japonês inevitavelmente começa com a alfabetização dos aprendizes de qualquer faixa etária, seguido pelo processo de letramento, uma vez que a língua possui três sistemas de escrita diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Como são relativos às vivências pessoais de cada estudante, os letramentos construídos fora de sala de aula não constituem conhecimentos legítimos; considerando esse pressuposto, a escola deve estabelecer uma organização didático-pedagógica que garanta a acumulação de saberes efetivamente científicos, restritos ao ambiente escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se considerar a escrita como produção textual, cuja realização exige do produtor a ativação de conhecimentos e a mobilização e várias estratégias, há relação com a concepção interacional (dialógica) da língua. Com isso, tanto aquele que escreve como aquele para quem se escreve são vistos como atores (construtores sociais, sujeitos ativos que se constroem e são constituídos no texto (KOCH, 2009). A partir disso, todas as alternativas estão corretas, exceto.

  • A. O processo de escrita é constituído pela ativação de conhecimentos sobre os componentes da situação comunicativa (interlocutores, tópico a ser desenvolvido e configuração textual adequada à interação em foco).
  • B. No processo de escrita, há seleção, organização e desenvolvimento das ideias, de modo a garantir a continuidade do tema e sua progressão.
  • C. No processo da escrita, há “balanceamento” entre informações explícitas e implícitas; entre informações “novas” e “dadas”, levando em conta o compartilhamento de informações com o leitor e o objetivo da escrita.
  • D. O processo da escrita é compreendido só em relação à apropriação das regras da língua e ao pensamento e intenções do escritor.
  • E. O sentido da escrita é produto da interação, não resultado apenas do uso do código, nem tão somente das intenções do escritor. Numa concepção de escrita assentada na interação, o sentido é um constructo.

Considerando a formação do professor de língua japonesa e as metodologias mais comumente encontradas na prática pedagógica de língua estrangeira, julgue os itens a seguir. O valor educacional da aprendizagem de qualquer língua estrangeira está em criar uma conscientização do conceito de cidadania por meio da comparação entre a cultura do aprendiz e a cultura-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F

A pedagogia da diversidade visa

  • A. inserir seletivamente alunos deficientes no ensino regular, desde que eles se adaptem aos parâmetros da realidade dos alunos considerados normais.
  • B. tornar normais as relações entre os diversos grupos sociais.
  • C. promover a caridade a diferentes grupos sociais.
  • D. acolher os indivíduos independentemente de suas características físicas, sociais e culturais, de forma a universalizar o acesso à educação a todos.
  • E. à inclusão de grupos considerados excepcionais — superdotados ou deficientes.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O sistema de semestralidade é falho porque concebe uma organização quantitativa, fragmentada e linear dos tempos-espaços escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os gêneros textuais têm uma forma e uma função, bem como um estilo e um conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função social e não pela forma. São formas culturais e cognitivas de ação social (MARCUSCHI, 2008). Desse modo, marque a alternativa convergente a essa concepção de gênero textual.

  • A. Os gêneros textuais não operam como formas de legitimação discursiva, visto que não se situam numa relação sócio histórica com fontes de produção que lhes dão sustentação além da justificativa individual.
  • B. É possível comunicar-se verbalmente sem ser através de algum gênero porque toda manifestação verbal nem sempre se dá por meio de textos realizados em algum gênero.
  • C. Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que não apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas.
  • D. Os gêneros são modelos estanques, com estruturas rígidas de modo a não serem entidades dinâmicas de acordo com as mudanças da sociedade que os usam.
  • E. Quando há domínio de um gênero textual, não se domina uma forma linguística e sim, domina-se uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
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