Questões de Pedagogia

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Assinale a opção que, no âmbito da educação não formal, apresenta uma ação educativa direcionada à sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

  • A. apresentação de peça teatral sobre a história do Brasil em uma escola de ensino fundamental
  • B. implementação, em uma sala de aula, de aquecedores solares produzidos, com garrafas plásticas, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos
  • C. implementação, de forma participativa, de horta orgânica por grupo de jovens
  • D. captação de água de chuva, em uma instituição de ensino, por funcionários de uma empresa especializada
  • E. realização de excursão escolar do ensino médio a jardins botânicos

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. Todo estudante com deficiência tem direito a acessar universalmente os conhecimentos mínimos, acionando as redes de apoio necessárias e as tecnologias de informação que o auxiliem em seu processo de aprendizagem.
  • B. Mais importante que o currículo é o conteúdo oferecido aos estudantes.
  • C. Os tempos, o espaço físico da escola, a relação família-escola e o atendimento educacional especializado oferecido pelas salas de recursos multifuncionais podem ser pensados separadamente e independentemente do sujeito, pois todos aprendem de forma semelhante.
  • D. Os professores são os profissionais que organizam os processos desenvolvimento e aprendizagem em suas turmas, independentemente do interesse do aluno.
  • E. Um currículo acessível precisa estar vinculado ao nível socioeconômico de cada estudante e adequar-se a essa realidade.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A organização escolar seriada é capaz de atenuar a descontinuidade e a fragmentação dos processos formativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que torna o conceito clássico de língua cada vez mais difícil de sustentar, é que ele abriga não só a ideia de autossuficiência, mas também faz vistas grossas às heterogeneidades que marcam todas as comunidades de fala. Da mesma forma que a língua é conceituada em termos de tudo ou nada, os falantes dessas mesmas línguas também são classificados em termos categóricos, isto é, como nativos ou, se não, obrigatoriamente não-nativos em relação a qualquer língua específica, não permitindo, dessa forma, qualquer possibilidade de categorias mistas (RAJAGOPALAN, 2003). A partir disso, indique a alternativa correta em relação aos fatores que devem ser considerados na concepção de língua explicitada pelo teórico.

  • A. Os estudos de concepção de língua devem levar em consideração que o multilinguismo está se tornando cada vez mais a norma e não a exceção em nosso mundo.
  • B. A Linguística deve ignorar as mudanças geopolíticas em curso no mundo inteiro e que se relacionam às línguas em uso e suas características.
  • C. Todas as línguas constituem-se em sistemas autossuficientes e, por isso, qualquer “dado empírico” recolhido de forma aleatória não pode um dia vir a mostrar as limitações daquela mesma definição, pois, para Saussure, todo mundo sabe o que é e o que não é pertencente a qualquer língua.
  • D. Todas as línguas são funcionalmente equivalentes, todas elas são igualmente dotadas de recursos para atender todos os interesses dos seus usuários, não havendo a possibilidade de miscigenação linguística estar presente nessas línguas.
  • E. Todas as línguas têm a função específica de facilitar a comunicação humana, o que nada tem a ver com a função de representação do mundo, das sociedades que as utilizam.

De acordo com legislação vigente, assinale a opção correta a respeito da educação ambiental (EA).

  • A. A abordagem de conteúdos relacionados à EA é facultativa em escolas privadas.
  • B. Na legislação vigente, estabeleceu-se uma concepção pedagógica exclusiva para as abordagens de EA na educação básica.
  • C. De acordo com as diretrizes da PNEA, deve ser estimulada, nos sistemas de ensino, a construção de grupos de estudos que sejam, ao mesmo tempo, autônomos e emancipatórios, com o objetivo de incentivar a interdisciplinaridade.
  • D. A EA vem sendo implantada como disciplina específica nos currículos de instituição de ensino médio público, conforme previsto na legislação vigente.
  • E. As abordagens de EA relacionadas a conflitos ambientais violentos devem ser evitadas no âmbito do ensino fundamental.

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, a respeito do assunto nele abordado.

  • A. A inclusão digital oferece condições de comunicação acessível às pessoas cegas, autistas, com paralisia cerebral, deficiência física ou múltipla.
  • B. O acesso às novas tecnologias digitais não se configura como direito das pessoas com deficiência nem sequer é porta de entrada ao mundo da informação acessível e democrática.
  • C. O percurso formativo docente em tecnologias digitais não caracteriza elemento de democratização das tecnologias da informação para alunos com deficiência.
  • D. No espaço escolar, as tecnologias da informação pouco ou nada contribuem para a comunicação das pessoas com deficiência.
  • E. As tecnologias de comunicação surgem para dar condições aos professores de ratificarem seu poder docente.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A multidisciplinaridade é considerada tradicional, pois se trata de uma organização didático-pedagógica somativa, em que não ficam explícitas as relações que poderiam existir entre as disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na tradição iniciada por Saussure, considera-se a fala (parole) ou desempenho como não acessível, ao estudo sistêmico. Esse posicionamento teórico, por sua vez, é criticado pelos funcionalistas. Com isso, aponte a alternativa que não se aplica ao posicionamento teórico funcionalista.

  • A. Os funcionalistas, de modo geral, afirmam ser o uso de linguagem moldado socialmente, sendo sistemático e acessível ao estudo científico.
  • B. Para os funcionalistas, qualquer estudo sistemático da língua deve ser um estudo do próprio sistema, da língua (langue), e não de seu uso (fala).
  • C. Os funcionalistas explicam muitos fatos linguísticos através de fatores não-linguísticos, entendidos como as exigências do processo de comunicação, que, por sua vez, produzem os parâmetros funcionais para a análise.
  • D. Os funcionalistas realizam um trabalho indutivo, do particular para o geral, sendo que a recorrência de formas regulares é que permite fazer generalizações e não critérios de natureza formal.
  • E. Para os funcionalistas, uma análise linguística deve levar em conta a interação social, isto é, a consideração metodológica de que o componente discursivo desempenha um papel preponderante na gramática de uma língua.

A respeito de questões relativas à sexualidade da pessoa com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. Os meios sociofamiliar, escolar e social pouco influenciam no desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência.
  • B. Dificilmente uma pessoa com deficiência terá uma vida sexual regular, devido a todas as impossibilidades físicas, psíquicas e preconceitos implicados nessa temática.
  • C. A sexualidade implica desenvolvimento integral do ser humano e está ligada ao amor, à ternura, ao sexo e à atração; portanto, pessoas com deficiência podem e devem ter formas de expressão de sua sexualidade, incluindo uma vida sexual ativa.
  • D. O fato de o papel primordial do sexo ser a conservação da espécie faz que a pessoa com deficiência se satisfaça apenas com a função social da sexualidade e a entenda como expressão cultural e artística.
  • E. Pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sentem e vivem suas sexualidades de formas diferentes; portanto, não há necessidade de a escola abordar essa temática com as pessoas com deficiência.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O trabalho pedagógico subsidiado pela prática social problematizadora instiga os educandos à reflexão acerca da realidade que os cerca, de modo que os conhecimentos construídos na prática pedagógica retornam à prática social por meio da experiência coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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