Questões de Pedagogia

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Toda revolução científica, toda orientação teórica inovadora parte de um pequeno conjunto de metáforas que produzem um modo novo de enfocar os fatos a serem explicados. Para tanto, Ferdinand Saussure (1960), fez uma série de distinções teóricas como a língua e fala, forma e substância, significante e significado, signo, sincronia e diacronia. Com isso, marque a alternativa, cujo conteúdo esteja em desacordo com os pressupostos teóricos atribuídos a Saussure (ILARI, 2011).

  • A. Para Saussure, o uso individual da linguagem (fala) não poderia ser objeto de um estudo realmente científico da Linguística.
  • B. Saussure estabeleceu que o objeto específico da Linguística é o sistema (‘a regra do jogo’) e não as mensagens a que ele serve de suporte.
  • C. Saussure concebeu a junção entre a dimensão individual e a dimensão social da linguagem (fala e língua) em termos de estudos linguísticos. Ou seja, é preciso tratar conjuntamente o comportamento linguístico das pessoas e as regras a que obedece esse comportamento.
  • D. Segundo Saussure, o signo linguístico é constituído por significado e significante de modo que esses dois componentes não devem sua existência a fator algum externo à língua, ou seja, não são motivados.
  • E. A teoria de Saussure ressalta a natureza positiva do signo. O que fundamenta a especificidade de cada signo linguístico é a maneira como a língua coloca esse signo em contraste com todos os demais.

A respeito dos processos desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. O meio cultural tem pouca ou nenhuma importância na direção desses processos, já que eles nascem com os sujeitos.
  • B. Nos sujeitos com deficiência, esses processos devem ser estimulados e acompanhados durante toda a vida por profissionais especializados.
  • C. No que se refere a esses processos, é necessária a inter-relação entre sujeito, objeto e cultura, ocorrendo a aprendizagem quando os processos têm significado para o sujeito que aprende.
  • D. Esses processos são independentes na relação entre sujeitos e objetos de conhecimento.
  • E. Descrevem-se esses processos a partir de uma lógica ambientalista (movimento behaviorista), inatista, construcionista ou histórico-cultural, entretanto, o sujeito não tem qualquer autonomia acerca de tal desenvolvimento.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Considerar a prática social como ponto de partida para a construção de conhecimentos acadêmicos significa trabalhar tais conhecimentos a partir da articulação dialética com saberes do senso comum, reconhecendo-se que o conhecimento empírico é significativamente superior aos demais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum.
  • B. Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia.
  • C. O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola.
  • D. Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais.
  • E. As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).

  • A. A avaliação positiva de deficiência intelectual é condição para que a escola encaminhe as pessoas ao atendimento nos centros de AEE, onde serão atendidas prioritariamente.
  • B. Limitações significativas do funcionamento intelectual, limitações significativas no comportamento adaptativo e início de manifestações anterior aos dezoito anos de idade são os três critérios utilizados na avaliação da deficiência intelectual.
  • C. A avaliação positiva da deficiência intelectual não é suficiente para determinar as condições de elegibilidade para a escolha de serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual.
  • D. A avaliação da deficiência intelectual deve ser feita utilizando-se, exclusivamente, testes quantitativos, para que nenhuma variável subjetiva interfira no planejamento e na intervenção avaliativa.
  • E. A partir do ano de 2010, a avaliação da deficiência intelectual foi facilitada com a sua classificação em deficiência intelectual leve, moderada ou severa.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.

  • A. No Brasil, o sorobã foi adaptado para cegos, no ano de 1949, por Joaquim Lima de Moraes; sua utilização foi reconhecida pelo MEC, no ano de 2002, que instituiu a Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Sorobã.
  • B. Com o sorobã é possível fazer cálculos utilizando as quatro operações matemáticas de forma simples; a resolução de cálculos com potências, com números decimais e extrações de raízes quadradas fica comprometida.
  • C. O sorobã tem origem coreana e, no Brasil, foi inicialmente adaptado no ano de 1949 para o uso de cegos.
  • D. O sorobã é, nos dias de hoje, um excelente recurso no ensino da leitura e da escrita para crianças, adolescentes, jovens e adultos cegos.
  • E. A utilização do sorob㠗 recurso didático muito efetivo no ensino da matemática para crianças cegas — foi autorizada apenas nas salas de recursos multifuncionais.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para

  • A. viabilizar as políticas nacionais de educação.
  • B. ensinar habilidades para o mundo do trabalho.
  • C. desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe.
  • D. fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes.
  • E. desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças.
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