Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito a métodos, técnicas e novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. O professor está sendo substituído pelas novas tecnologias, visto que nos últimos anos seu papel perdeu significado diante da incorporação das tecnologias digitais que permitem a presença virtual do aluno na busca do conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito a métodos, técnicas e novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Após propor para sua turma a leitura de uma notícia de jornal acerca da maioridade penal, um professor pediu aos alunos que identificassem questões emblemáticas e hipóteses a partir dessa notícia e elaborassem algumas sugestões de solução para os problemas propostos, bem como se posicionassem criticamente a respeito do tema. ASSERTIVA: Nessa situação, pode-se afirmar que o professor está utilizando a abordagem da tendência pedagógica liberal renovadora progressiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito a métodos, técnicas e novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. Para atender às novas tecnologias, a tendência pedagógica mais indicada é a tecnicista, que leva o aluno a desenvolver mais agilidade e reflexão no aprendizado.
No que diz respeito a métodos, técnicas e novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. As aulas em ambientes virtuais de aprendizagem apresentam como limitação a impossibilidade de se criar ambientes de colaboração, de cooperação e de relações de afeto, uma vez que a Internet estabelece um distanciamento físico entre as pessoas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Objetivos, conteúdos, tendência pedagógica e metodologia são elementos constituintes do plano de ensino.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. O planejamento da ação docente deve ser articulado com o planejamento escolar e institucional.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. A prática educativa requer organização prévia por meio do planejamento das ações didáticas e pedagógicas da escola. Uma vez estabelecido, esse planejamento educacional não pode ser mudado, pois constitui um documento formal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Determinados conteúdos a serem trabalhados em cada ano escolar podem ser selecionados com base em critérios como o contexto social, a capacidade cognitiva dos alunos e as determinações das secretarias de educação.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Na elaboração do planejamento de ensino, o docente deve delinear os objetivos a serem alcançados por ele, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.
Paulos (1994), ao analisar a importância da matemática na vida das pessoas, afirma que sua função principal é ensinar a pensar, a analisar problemas reais e solucioná‐los. Considerando esta premissa e as propostas metodológicas para a efetivação desta aprendizagem que compreendem em resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, uso de novas tecnologias e jogos, analise.
I. Na resolução de problemas, o aluno torna‐se o protagonista do processo, sendo estimulado a encontrar soluções para as situações desafiadoras, originárias do dia a dia. Neste processo, há o envolvimento com o fazer matemático, no sentido de criar hipóteses, fazer conjecturas, num ambiente de investigação.
II. A modelagem matemática é um processo de compreensão de situações advindas do mundo real, pressupondo um ciclo de atuação que parte de um dado real, cria uma simulação que explica esta realidade e, com os dados obtidos, volta‐se para ela, validando ou reformulando o que foi criado.
III. A etnomatemática procura valorizar a matemática tendo como base o estudo dos diferentes grupos étnico‐culturais. Os conceitos construídos pelo aluno no seu ambiente podem se constituir em ponto de partida para o ensino formal e permitem‐lhe a compreensão crítica circunscrita da sua realidade cultural, possibilitando a resolução de problemas sem a imposição do saber institucionalizado.
IV. O uso das novas tecnologias no ensino da matemática nas séries iniciais não deve ser introduzido, pois ambientes de investigação e exploração virtuais inibem a criatividade dificultando o desenvolvimento do pensamento lógico‐matemático.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...