Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:

  • A. um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico;
  • B. uma capacitação voltada para a motivação para aprender;
  • C. um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial;
  • D. uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral;
  • E. uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico.

Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um

  • A. local de vivências e aprendizagem de conhecimentos advindos da experiência de vida dos alunos.
  • B. conjunto de conhecimentos científicos direcionados a uma educação voltada à formação integral da personalidade.
  • C. arranjo centrado em disciplinas, conteúdos e áreas de estudo voltados ao desenvolvimento da inteligência e à capacidade reflexiva do aluno.
  • D. instrumento para educar o indivíduo segundo suas potencialidades e aptidões, introduzindo os alunos em uma sequência eficiente de conhecimentos.
  • E. planejamento de atividades que leva em conta os interesses e conhecimentos prévios dos alunos na aprendizagem.

No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.

  • A. Supervisor de campo e estagiário.
  • B. Unidade de ensino e campo de estágio.
  • C. Supervisor acadêmico e estagiário.
  • D. Instituição de estágio e estagiário.
  • E. Supervisor acadêmico e supervisor de campo.

Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá‐se com base em cinco passos; analise‐os.

I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.

II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.

III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor‐receptor no ensino da disciplina.

IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações‐problema.

V. Avaliação do processo: avaliam‐se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. I, III, IV e V.

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam‐se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e IV apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

Ao tratar da exclusão social, certo autor afirma que: “No entanto, essa questão não se relaciona apenas com a riqueza ou pobreza. Ela pode assumir formas mais sutis, tais como a discriminação contra as pessoas de outra raça, cor ou nacionalidade, os indígenas, as crianças em idade escolar fora das escolas, os portadores de deficiência e os adultos analfabetos, entre outros.” No enfrentamento dessa questão, a escola é convocada a encontrar alternativas para sua superação. Entre as ações adequadas, NÃO se encontra:

  • A. Trabalhar, em sala de aula, os conflitos étnicos e raciais existentes na escola.
  • B. Manter o silêncio sobre o assunto, considerando que, desse modo, as crianças em situação de exclusão acabam superando essa dificuldade mesmo que tenham sua trajetória escolar marcada pela submissão.
  • C. Organizar palestras e encontros envolvendo grupos de diferentes etnias e raças.
  • D. Preparar, dentro da escola, atividades de reflexão sobre as relações raciais da sociedade brasileira.

O Regimento escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Com base nos princípios educacionais vigentes e na legislação educacional, esse documento contém um conjunto de normas e definições de papéis, devendo ser claro e de fácil entendimento para a comunidade. Entre outras informações, esse documento deve conter, EXCETO

  • A. Datas de comemorações festivas da escola e de seus dirigentes.
  • B. Identificação da escola: denominação, instituição legal; fins do estabelecimento, filosofia da educação, regime de funcionamento, cursos, modalidades oferecidas.
  • C. Estrutura de organização, atribuições e competências dos diversos órgãos e dos profissionais que os integram; direitos e deveres dos membros da comunidade escolar, corpo docente e discente.
  • D. Política educacional compreendendo os objetivos, os princípios e as diretrizes da educação escolar oferecidas, as formas de verificação do rendimento escolar e avaliação da aprendizagem, as normas sobre o controle de frequência, o calendário escolar, a carga horária anual, a forma de distribuição dos dias letivos, as normas sobre matrícula, transferência, classificação, reclassificação de alunos, aceleração e aproveitamento de estudos e estudos de recuperação da aprendizagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...