Questões de Pedagogia

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Falando da Alfabetização (Soares, 1985) afirma que: “O processo de alfabetização na escola sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes sócioeconomicamente privilegiadas”.

Em relação a esse fato, é INCORRETO afirmar:

  • A. As crianças das classes privilegiadas, por suas condições de existência, adaptam-se mais facilmente às expectativas da escola.
  • B. A língua oral espontânea que se afasta muito da modalidade culta é censurada na escola, chegando a causar discriminação.
  • C. A escola acolhe, sem qualquer discriminação, a linguagem espontânea de todas as crianças, não importando o grau de afastamento da linguagem culta.
  • D. A língua oral culta que a escola valoriza e a língua escrita constituem dialetos muito diferentes das práticas linguísticas das crianças das classes populares.

Naura Ferreira, em seu livro Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação, apresenta a seguinte concepção da atual supervisão na escola: “Portanto, não se trata de coordenação e controle fundamentados na perspectiva fragmentada da divisão de trabalho de estrutura vertical e sim supervisão educacional compreendida na perspectiva democrática, como prática profissional do educador comprometido com os princípios da carta magna da educação que propõe uma outra visão de mundo e de sociedade que se quer e almeja, mais justa, fraterna, solidária, igualitária e humana, seriamente articulada com as políticas, o planejamento, a gestão, a avaliação da educação e o ensino.”

Nessa concepção, é INCORRETO afirmar:

  • A. Tem-se, assim, a supervisão como atividade teórico-prática articuladora, dinâmica e cônscia de seu papel histórico na educação brasileira, como prática profissional do educador comprometido com o significado e as implicações sociopolíticas da educação.
  • B. Um novo conteúdo se impõe hoje para a supervisão educacional: novas relações e compromissos desafiam os profissionais da educação não só voltada para a qualidade do trabalho educativo e suas rigorosas formas de realização, mas também e, sobremaneira, compromissada com a construção de um novo conhecimento – o conhecimento emancipação.
  • C. A atividade do supervisor educacional, hoje, deve servir ao controle rigoroso da ação do professor, tendo em vista assegurar o cumprimento das políticas públicas direcionadas para a formação de seres humanos passivos e preparados para manter a ordem social.
  • D. O exercício da supervisão escolar, hoje, deve ajudar a desenvolver seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter na convivência sadia que se dá através do diálogo e do respeito na construção coletiva de uma sociedade democrática verdadeiramente humana.

Paulo Afonso Caruzo Ronca, em seu livro A Prova Operatória, oferece uma nova perspectiva para que o professor realize a verificação do que está sendo aprendido pelo aluno. Nessa perspectiva, já não se trata mais de avaliação para selecionar, para classificar, mas sim para perceber se o aluno é capar de pensar, argumentar, contrapor a partir do aprendido.

Nesses termos, sobre o momento da prova, é CORRETO afirmar:

  • A. O conteúdo aprendido passa a servir de ponte, de estrutura para o pensar envolvendo a estrutura cognitiva do aluno.
  • B. A prova operatória deve ser constituída de testes e exercícios mecânicos.
  • C. A aprendizagem deve ser demonstrada através de respostas objetivas, o que provoca sentimento de confiança na resposta, que deve ser única.
  • D. A avaliação passa a ser o momento mais importante da aprendizagem, uma vez que provoca a certeza sobre o aprendido.

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, discute sobre os elementos constitutivos da Didática, entre os quais NÃO se encontra:

  • A. Conteúdos das matérias.
  • B. Ação de ensinar.
  • C. Ação de aprender.
  • D. Tendências Pedagógicas.

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática pedagógica do professor requer capacidade de reflexão, de criação do conhecimento e de metodologias de ensino; ele precisa ter consciência de como os conhecimentos geográficos foram produzidos, para atribuir novos significados aos conteúdos e conceitos geográficos. Fonte: SILVA, J. B. da et. all (Org.). Panorama da Geografia Brasileira. São Paulo: Annablume, 2006.

Considerando o texto, cabe ao professor de Geografia, no exercício do magistério, assumir determinadas posturas, EXCETO

  • A. Associar seu ensino na perspectiva de que a escola é fator de produção de uma cidadania nacional, daí a complexidade de ensinar.
  • B. Focar o seu ensino na transmissão exclusiva, com fidelidade aos conteúdos do livro didático adotado na escola.
  • C. Entender que precisa lidar com diversos saberes, inclusive os ligados às novas tecnologias de informações.
  • D. Perceber como a pesquisa é fundamental e que o não saber pesquisar não ajuda seu aluno a perceber os caminhos da descoberta.

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.

  • C. Certo
  • E. Errado
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