Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Falando da Alfabetização (Soares, 1985) afirma que: O processo de alfabetização na escola sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes sócioeconomicamente privilegiadas.
Em relação a esse fato, é INCORRETO afirmar:
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Naura Ferreira, em seu livro Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação, apresenta a seguinte concepção da atual supervisão na escola: Portanto, não se trata de coordenação e controle fundamentados na perspectiva fragmentada da divisão de trabalho de estrutura vertical e sim supervisão educacional compreendida na perspectiva democrática, como prática profissional do educador comprometido com os princípios da carta magna da educação que propõe uma outra visão de mundo e de sociedade que se quer e almeja, mais justa, fraterna, solidária, igualitária e humana, seriamente articulada com as políticas, o planejamento, a gestão, a avaliação da educação e o ensino.
Nessa concepção, é INCORRETO afirmar:
Paulo Afonso Caruzo Ronca, em seu livro A Prova Operatória, oferece uma nova perspectiva para que o professor realize a verificação do que está sendo aprendido pelo aluno. Nessa perspectiva, já não se trata mais de avaliação para selecionar, para classificar, mas sim para perceber se o aluno é capar de pensar, argumentar, contrapor a partir do aprendido.
Nesses termos, sobre o momento da prova, é CORRETO afirmar:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.
José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, discute sobre os elementos constitutivos da Didática, entre os quais NÃO se encontra:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.
A prática pedagógica do professor requer capacidade de reflexão, de criação do conhecimento e de metodologias de ensino; ele precisa ter consciência de como os conhecimentos geográficos foram produzidos, para atribuir novos significados aos conteúdos e conceitos geográficos. Fonte: SILVA, J. B. da et. all (Org.). Panorama da Geografia Brasileira. São Paulo: Annablume, 2006.
Considerando o texto, cabe ao professor de Geografia, no exercício do magistério, assumir determinadas posturas, EXCETO
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...