Questões de Pedagogia

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Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Para melhor desenvolvimento dos trabalhos, é fundamental que os grupos sejam pequenos, visto que estes permitem o debate e a participação de todos, diferentemente de grupos grandes, que dificultam a verbalização, o que exigirá do coordenador a sua divisão em subgrupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize

  • A. sua autonomia, suas escolhas, não permitindo se deixar influenciar pela cultura do outro.
  • B. seus valores e se disponha a discuti-los com seus colegas para que estes aprendam diferentes maneiras de se viver melhor.
  • C. sua origem, sua cultura, e não acolha valores e visões de mundo diferentes, garantindo a pedagogia da inclusão.
  • D. e também reexamine sua vivência e seu olhar sobre a realidade, para que compartilhe sua cultura com abertura para romper preconceitos.
  • E. e defenda sua história de vida, sua condição social, mesmo que privilegiada, para que dessa maneira a escola possa se pautar pela luta contra os preconceitos.

Analisando resultados das avaliações sistêmicas da Educação Básica no Brasil, determinada autora elabora a seguinte pergunta: “Se os diferentes estudos realizados há pouco mais de vinte anos de avaliação sistêmica da Educação Básica apontam, entre outros fatores, “boas práticas pedagógicas”, “professores comprometidos e qualificados” e “gestão democrática” como componentes fundamentais para reverter a trajetória de fracasso de nossas escolas, como tornar isso realidade pela política pública?

I - Através da manutenção e reforçamento do trabalho educacional como simples fator de produção e reprodução de conteúdos.

II - Pela retomada da construção da identidade dos profissionais da educação, como cidadãos e como educadores.

III - Pela revalorização da tradição de ensino de conteúdos curriculares básicos imprescindíveis para formação de identidades individuais e sociais seguras.

IV - Faz-se necessário que os profissionais de escolas e de Secretarias de Educação compreendam os dados e informações produzidos pelas avaliações, saibam o que significam e implementem ações para otimizar sua utilização em favor da melhoria da educação.

Para a pergunta acima citada, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  • A. II e III, apenas.
  • B. I, II, III e IV
  • C. I, II, e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Ao conduzir os trabalhos em grupo na organização, o técnico em assuntos educacionais deve motivar o grupo a evitar o uso de informalidades na linguagem e no comportamento e fazer avaliações periódicas para excluir integrantes capazes de interferir no bom desenvolvimento do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar

  • A. a graduação do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante.
  • B. as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso no mercado de trabalho.
  • C. os conhecimentos úteis a um ensino eficiente que interesse aos alunos, visando à sua preparação para a vida adulta.
  • D. o exercício dos sentidos para se obter a necessária memorização funcional dos conteúdos.
  • E. os interesses e as vivências dos alunos para que eles próprios se conheçam e se reconheçam, construindo sua identidade individual e de grupo.

No documento do MEC, Saberes e Práticas de Inclusão, os autores afirmam que “Não se pode negar os condicionantes orgânicos, socioculturais e psíquicos que estão associados a vários tipos de deficiências ou a influência que esses fatores podem exercer no sucesso ou insucesso escolar do educando, mas não se pode advogar sua hegemonia como determinantes na causalidade do fracasso escolar, ou como modo de justificar uma ação escolar pouco eficaz.” (Secretaria da Educação Especial – Ministério da Educação) Nessa perspectiva, o documento acima citado apresenta algumas adequações curriculares, entre elas:

I - Priorização de áreas ou unidades de conteúdos que garantam funcionalidade e que sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens posteriores. Ex: habilidades de leitura e escrita, cálculos etc.

II - Priorização de objetivos que enfatizam capacidades e habilidades básicas de atenção, participação e adaptabilidade do aluno. Ex: desenvolvimento de habilidades sociais, de trabalho em equipe, de persistência na tarefa etc.

III - Sequenciação pormenorizada de conteúdos que requeiram processos gradativos de menor à maior complexidade das tarefas, atendendo à sequência de passos, à ordenação da aprendizagem etc.

IV - Eliminação de conteúdos menos relevantes, secundários, para dar enfoque mais intensivo e prolongado a conteúdos considerados básicos e essenciais no currículo.

As adequações acima elencadas são relativas

  • A. a procedimentos didáticos e atividades.
  • B. a processos avaliativos.
  • C. à temporalidade.
  • D. a objetivos e conteúdos.

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma proposta metodológica tem como objetivo

  • A. prescrever um conjunto de técnicas de aprendizagem a serem aplicadas de maneira sistemática para se atingir os resultados esperados nesse processo.
  • B. determinar os caminhos a serem percorridos na aprendizagem de competências e habilidades voltadas à eficiência de um trabalho.
  • C. a constituição de um espaço de interação e reflexão na elaboração e aprofundamento de conhecimentos, em um permanente movimento que se volta a práticas educativas.
  • D. estabelecer um conjunto de abordagens para um ensino que especifique, com precisão, os produtos esperados.
  • E. definir, no início do processo de aprendizagem, os conteúdos curriculares que deverão ser desenvolvidos para se alcançar um determinado resultado.

“É preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdo, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência. As duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.”

Essa afirmação de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, tem a pretensão de apresentar algumas ideias do autor, entre as quais NÃO se encontra:

  • A. Ensinar exige o necessário grau de autoritarismo em face do poder que deve exercer o educador frente ao educando.
  • B. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa, e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.
  • C. Foi socialmente aprendendo que, ao longo dos tempos, mulheres e homens perceberam que era possível, depois preciso, trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar.
  • D. Aprender precedeu ensinar, ou em outras palavras, ensinar se diluía na experiência de aprender. Assim, inexiste qualquer validade no ensino que não resulta em aprendizagem.

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Na escolha do mediador de equipe, deve-se levar em consideração que, ainda que falte ao candidato a formação profissional ou a especialização para essa tarefa, ele deve demonstrar capacidade de coordenar criativamente o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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