Questões de Pedagogia

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Por método entende-se a

  • A. maneira pela qual se pode alcançar os objetivos comportamentais esperados, visando à aquisição de informações e conhecimentos.
  • B. escolha de um determinado caminho para se alcançar a aprendizagem, adotando-se os procedimentos necessários para a compreensão e reflexão dos conhecimentos aprendidos.
  • C. seleção de estratégias e técnicas para se chegar aos resultados esperados na aprendizagem.
  • D. forma de se obter uma aprendizagem voltada para as mudanças de comportamento dos alunos que apresentam dificuldades cognitivas ou emocionais.
  • E. forma como o professor trabalha para garantir que o planejamento seja cumprido em tempo hábil.

Fhilippe Perrenoud, em seu livro Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas, afirma que “Desde que a escola existe, pedagogos se revoltam contra as notas e querem colocar a avaliação mais a serviço do aluno que do sistema. Essas evidências são incessantemente redescobertas, e cada geração crê que ‘nada mais será como antes’, o que não impede a geração seguinte de seguir o mesmo caminho e sofrer as mesmas desilusões.”

Observada essa afirmação, é INCORRETO dizer que o autor pretende:

  • A. Censurar o sistema de avaliação escolar que se perpetua, de geração para geração, apesar das intenções de mudança.
  • B. Denunciar a postura dos avaliadores que acabam submetendo a discutida relatividade da avaliação ao nível de exigência pré-estabelecido pelo sistema, igualmente para todos os alunos.
  • C. Elogiar o sistema de avaliação escolar que se mantém, de geração em geração, garantindo a continuidade do processo pedagógico a quem adquiriu as competências determinadas pelos programas de ensino.
  • D. Reconhecer que nos debatemos em disputas quase rituais, retomadas década após década, em uma linguagem inovadora, apenas o suficiente para dissimular a perenidade das posições e das oposições.

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Um planejamento exige que a participação dos integrantes do grupo aconteça em cada momento e em cada ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

  • A. premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
  • B. examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
  • C. verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
  • D. classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
  • E. possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.

Magda Becker Soares, em seu texto Letramento: um tema em três gêneros, assim se expressa: “(...) o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento.” Nessa perspectiva, a autora expõe as condições de que fala:

I - Que haja escolarização real e efetiva da população. (...) Mais pessoas sabendo ler e escrever passam a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e a escrever.

II - Que haja disponibilidade de material de leitura. (...) Não há material impresso posto à disposição; não há livrarias; o preço dos livros e até dos jornais e revistas é inacessível; há um número muito pequeno de bibliotecas.

III - Ensinar a ler e a escrever é condição suficiente para que os alfabetizados fiquem imersos em um ambiente de letramento.

IV - Basta que haja boas bibliotecas, material impresso adequado para que todas as pessoas alfabetizadas busquem o letramento; não importa a que classe pertençam nem o tempo que demorem para, a partir da alfabetização, ter acesso a esses bens.

Conforme a autora, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  • A. II, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento participativo. O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento participativo. O processo de planejamento participativo implica dimensionar a política que orienta o projeto político social do ser humano e da sociedade, de forma que apresente conotação de emancipação e empoderamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento participativo. O processo de planejamento participativo, alinhado à gestão democrática, implica realizar — dentro de um ciclo de previsão, implementação e avaliação — as ações para os fins desejados. Desse modo, requer envolvimento de todos os atores sociais ao qual se destina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico‐científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático‐participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção técnico‐científica baseia‐se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.

( ) A concepção democrático‐participativa baseia‐se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) A concepção autogestionária baseia‐se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F.
  • B. V, V, V.
  • C. F, V, V.
  • D. F, F, V.

Em relação às normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os seguintes itens. A realização dos objetivos compartilhados pelo grupo independe das expectativas individuais de seus membros e das formas de comunicação entre eles, uma vez que os interesses coletivos se sobrepõem aos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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