Questões de Pedagogia

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“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 3, 2, 5.
  • B. 1, 4, 2, 3, 5.
  • C. 2, 3, 1, 5, 4.
  • D. 4, 5, 3, 2, 1.
  • E. 3, 2, 1, 5, 4.

Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.

( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.

Um arquivo escolar é primordial para o bom andamento administrativo de uma escola. E acerca de noções gerais sobre arquivo escolar é correto afirmar que:

  • A. As pastas de arquivo suspensos precisam ser revisadas quando os arquivos completarem um ou dois anos, impreterivelmente.
  • B. Um arquivo escolar só é funcional se utilizar pastas organizadoras por turmas ou séries. Com o arquivo por nome de aluno, a tendência é que a secretaria escolar fique sem espaço físico para outras atividades.
  • C. O uso de cores para separar um grande número de categorias de pastas não é recomendado no caso de um arquivo escolar.
  • D. As pastas de arquivo suspensos são geralmente usadas para categorias amplas.

Certamente um Administrador Escolar, em suas ações e propostas escolares, deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo. Saberá, pois que a concepção ambientalista confere importância ao ambiente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim sendo, o homem é concebido como:

  • A. Um ser que constrói o seu conhecimento pela sua interação com o meio.
  • B. Um ser que reflete a condição social, econômica e cultural em que vive.
  • C. Um ser que se fundamenta nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior.
  • D. Um ser dinâmico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:

  • A. Desenvolver uma explicação teórica para a prática atual da mediação.
  • B. Perceber os efeitos e a dinâmica da mediação na prática da negociação.
  • C. Realizar práticas e atividades de mediação de modo que estas ocorram depois do processo de negociação.
  • D. Proporcionar aos que praticam a mediação, estratégias e técnicas concretas para ambas as partes terem facilitadas as resoluções de confronto.

Mudanças econômicas, políticas e comunicacionais têm ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas, transformando instituições e profissões, dentre elas a escola e o magistério. Respondendo ao novo cenário das sociedades contemporâneas, o trabalho dos professores deve ser realizado, levando em conta ações importantes para o desenvolvimento do ensino sob novos paradigmas educacionais, dentre as quais:

  • A. empregar materiais e recursos didáticos construídos a partir de experiência docente anterior.
  • B. realizar projetos e propostas de ensino que privilegiem a interdisciplinaridade.
  • C. desconsiderar as particularidades dos objetos de estudo das disciplinas escolares.
  • D. estabelecer metodologia única de avaliação que possibilite a apreensão do grau de aprendizagem dos alunos.
  • E. promover projetos didáticos que enfatizem o respeito às fronteiras das disciplinas escolares.

Numa escola que pratica gestão democrática:

  • A. A comunidade escolar elege seus dirigentes escolares.
  • B. Os professores só podem dar aulas de forma expositiva.
  • C. Os alunos são dispensados de usarem uniformes escolares.
  • D. Os alunos não constituem grêmio estudantil.

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

  • A. todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.
  • B. todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.
  • C. todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.
  • D. crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.
  • E. crianças com necessidades educativas especiais, em turmas de educação especial da escola regular.

No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico:

  • A. O Projeto Político-Pedagógico deve explicitar apenas os conteúdos programáticos de todas as séries e etapas que envolvem a formação educacional proposta em uma escola. Não se atendo às dimensões atitudinais, administrativas ou regulamentares de uma escola.
  • B. O Projeto Político-Pedagógico deve servir como parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos de uma escola.
  • C. Os conflitos de ideias que surgem durante os debates devem ser ignorados e os pontos divergentes devem ser pautados apenas a equipe técnica, ou seja, diretor escolar e serviço pedagógico.
  • D. O Projeto Político-Pedagógico deve ser reservado ou guardado em gavetas e em arquivos de computador, uma vez que o mesmo é de utilização exclusiva do corpo técnico da escola.

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.

II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.

III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.

IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.

V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
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