Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia atentamente a frase abaixo:

O currículo escolar se restringe ao conteúdo de áreas de conhecimento da escola.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. FALSA, pois o currículo escolar compreende à própria dinâmica de ação escolar, integrando todos os elementos que interagem para a consecução de seus fins e objetivos.
  • B. VERDADEIRA, pois os conteúdos das áreas do conhecimento escolar são o que há de mais importante em uma instituição escolar.
  • C. FALSA, pois o currículo escolar diz respeito apenas as notas finais dos alunos.
  • D. VERDADEIRA, pois o currículo escolar compreende apenas o processo avaliativo do final de ano.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O processo educativo ocorre dentro de um determinado marco histórico-social e político. A existência desse marco possibilita ao professor a tomada de posição e permite-lhe que imponha sua cultura ao aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pensamento filosófico-educacional fundamenta-se em teorias sobre a sociedade e o papel da escola. Um de seus grandes representantes foi Jean-Jacques Rousseau, que influenciou as ideias pedagógicas iluministas e inaugurou uma nova forma de pensar a educação, segundo a qual a(o)

  • A. transformação educativa deve ocorrer paralelamente à revolução social.
  • B. mente nasce desprovida de conteúdos, nada se aprende, não há ideias inatas.
  • C. aversão pelo tédio deve ser evitada, devendo-se despertar a capacidade de admirar e perguntar como início de autêntico ensino.
  • D. homem nasce bom e a sociedade o perverte, cabendo à educação formá-lo como ser humano e como cidadão.
  • E. impulso para a busca pessoal e a verdade deve ser despertado e estimulado, sendo o autoconhecimento o início do caminho para o verdadeiro saber.

Através da internalização, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social e, a partir daí dá-se o aprendizado. Assim sendo, essa consideração acerca da teoria aprendizagem pode ser corretamente associada:

  • A. À teoria sociocultural de Lev Semenovitch Vygotsky.
  • B. Aos aspectos teóricos de Henry Wallon.
  • C. À concepção de ensino e aprendizagem de David Paul Ausubel.
  • D. As perspectivas do desenvolvimento intelectual propostas por Jean Piaget.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O professor é uma referência ética e moral para o alunado, por isso suas ações são mais importantes que seus discursos. Sendo assim, o professor deve dar primazia aos aspectos sócio-políticos da profissão em detrimento aos aspectos técnicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para os signatários do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932, o novo homem, com hábitos novos de adaptabilidade e ajustamento, não pode ser formado pela maneira estática da escola tradicional que desconhecia o maior fato da vida contemporânea: a progressão geométrica com que a vida está a mudar, desde que se abriu o ciclo da aplicação da ciência à vida. Pretendendo superar o que consideravam os limites da escola tradicional, o movimento denominado Escola Nova propõe a(o)

  • A. recuperação de uma pedagogia da essência, a partir da qual a criança é vista como um “adulto incompleto”, que necessita ser orientada e direcionada para o pleno desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, de modo a se tornar um individuo comprometido com os valores de sua comunidade.
  • B. concepção de escola como um local de socialização do conhecimento elaborado, que possibilite às camadas populares o acesso à educação, a partir do reconhecimento das desigualdades que são produzidas e perpetuadas pelo contexto social no qual o ser humano está inserido.
  • C. centralidade na figura do professor, que detém o saber, a autoridade e é responsável pela direção do processo de aprendizagem, cabendo ao professor coordenar esse processo, transmitindo os conhecimentos das humanidades e das ciências, bem como alguns valores fundamentais para a vida em sociedade.
  • D. estruturação da escola, tendo como referência o modelo empresarial, adequando a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica e transmitindo conteúdos fundamentados em informações objetivas que proporcionem, posteriormente, a adequada adaptação do indivíduo ao trabalho.
  • E. posicionamento do aluno no centro do processo, em função de uma preocupação com a natureza psicológica da criança, de modo que a escolha dos conteúdos gire em torno dos interesses infantis, sendo papel do professor despertar a atenção e a curiosidade da criança, sem que sua espontaneidade seja cerceada.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. São objetivos éticos da educação e, portanto, compromissos do docente em relação ao aluno: a busca da compreensão do conceito de justiça com base na equidade, a busca de atitudes de respeito às diferenças entre as pessoas e ao convívio numa sociedade democrática, a busca da construção de uma imagem positiva de si e a busca para assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando os diferentes pontos de vista e as possíveis situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. concepção de avaliação enquanto mensuração, por meio de provas e testes voltados para a medida de aptidões e habilidades dos alunos.
  • B. concepção tecnicista de avaliação com ênfase na eficácia e na competência.
  • C. concepção de avaliação formativa, que demanda um processo acompanhado de uma intervenção diferenciada.
  • D. concepção que rompe com a diversidade de práticas avaliativas e prioriza a avaliação somativa.
  • E. concepção que fomenta a criação de hierarquias de excelência, pela valorização do mérito.

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. As relações pedagógicas professor-aluno estabelecidas por meio do uso de plataformas virtuais de aprendizagem possuem características que podem ser associadas à pedagogia tecnicista, com base no pensamento behaviorista.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. I e III, apenas
  • E. I, II e III
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...