Questões de Pedagogia

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  • A. tradicional
  • B. humanista
  • C. comportamentalista
  • D. ambientalista
  • E. sócio-histórico-cultural

Na formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, quando caso as reuniões pedagógicas aconteçam, elas ajudam a melhorar a prática pedagógica tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Suficiência da equipe escolar.
  • B. Assiduidade da equipe escolar.
  • C. Formação continuada.
  • D. Estabilidade da equipe escolar.

Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O entrevistador evita atitudes autoritárias ou paternalistas; manifesta cooperação e esclarece dúvidas.
  • B. É originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers e utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado.
  • C. O entrevistador mantém-se atento e receptivo a todas as informações significativas e intervém com discreta interrogação de conteúdo ou sugestões atitudinais que estimulem a comunicação verbal.
  • D. O entrevistador formula perguntas levando o entrevistado a um processo de reflexão sobre o tema; orienta e facilita o processo de entrevista, retornando o tema na possibilidade de esclarecer ou aprofundar as ideias do entrevistado.

  • A. dimensão técnica da didática recupera sua centralidade na interpretação do processo ensino-aprendizagem.
  • B. manutenção do conhecimento de referência no contrato didático que envolve docentes, discentes e os diferentes saberes escolares perde sentido.
  • C. multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem como base de uma didática fundamental deve ser necessariamente compreendida.
  • D. conhecimento cotidiano muda de status e supera os saberes de referência e o conhecimento a ser ensinado como “escolar”.
  • E. imprescindível é reforçar que o professor deve planejar com base na sua área específica antes, durante e depois da ação realizada.

Sobre o processo escolar democrático pode-se afirmar que:

  • A. Reduz-se ao ritual da eleição dos dirigentes escolares.
  • B. A comunidade escolar só participa quando há eleições de dirigentes.
  • C. Só acontece quando a escola precisa aprovar um novo regimento escolar.
  • D. Envolve a permanente formulação e implementação coletiva das metas, objetivos, estratégias e procedimentos da escola.

Considerando a andragogia, são características que fundamentam este método:

I. Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. Impor o método ao educando de acordo com a realidade em que vive e sua condição cognitiva de aprendizagem. O professor deve atuar como orientador experiente.

IV. Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.

  • A. o tema que é amplo, exigindo conexões que ganham proporções imprevistas e tendem a se multiplicar, fragilizando o já instituído, o que poderia impedir a adesão dos/das profissionais da instituição escolar, já que a grande maioria não teve acesso a essas múltiplas linguagens.
  • B. os aspectos tais como a formação precária nas áreas tecnológicas que se reflete na impossibilidade de a equipe pedagógica produzir/desenvolver materiais a partir do paradigma da cibercultura, entendendo suas relações com o processo ensino-aprendizagem.
  • C. os inúmeros entraves para a adequação da estrutura do prédio das escolas em função da indefinição daquilo que pode ser adotado, a fim de garantir o ambiente virtual como recurso para desenvolver as habilidades necessárias entre os docentes e discentes.
  • D. as experiências pedagógicas que admitem uma gama de materiais didáticos digitais em rede como um campo cujo quadro teórico requer uma ação de conhecimento e formulação multidisciplinar.
  • E. as dificuldades advindas da falta de formação contínua, da estrutura precária para o engajamento no debate sobre novas formas de ensino-aprendizagem, aprendizagem em rede e reavaliação das práticas pedagógicas presenciais.

Em que tendência pedagógica a “aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas”?

  • A. Pedagogia Liberal Tradicional.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • D. Tendência Liberal Tecnicista.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. De acordo com Paulo Freire, o compromisso do profissional da educação termina quando este atende às expectativas do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de elaboração do projeto político-pedagógico de uma instituição educacional contou com a participação de lideranças locais, incluindo alguns jovens ex-alunos que organizam as festas temáticas no entorno do colégio. Considerando-se os pilares democracia representativa e democracia participativa, a participação social e popular deve ser entendida como uma

  • A. forma de atender a todas as exigências burocráticas, bem como às recomendações técnicas, orientações e parâmetros dos documentos que regulam as ações apresentadas pelas Secretarias de Educação e pelos Conselhos Educacionais.
  • B. aposta para se conseguir melhorar a qualidade da Educação e das políticas educacionais, já que tais iniciativas favorecem a criação de espaços de deliberação coletiva e de avaliação permanente do instituído como ideário para o projeto educativo.
  • C. etapa a mais da execução do projeto político-pedagógico, tendo em vista as próximas ações a serem desenvolvidas para o convencimento do coletivo da instituição escolar.
  • D. lógica colaborativa que faz sentido apenas na etapa da elaboração do documento a ser apresentado quando da avaliação dos órgãos que analisam os processos internos da instituição educativa.
  • E. novidade a ser questionada, podendo interferir negativamente no plano instituído com base em uma organização interna e desestabilizar as práticas construídas pelos profissionais por impor a presença de pessoas de fora da comunidade escolar.
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