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O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.
( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.
( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.
( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.
( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.
( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto , pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.
A sequência está correta em
V, V, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
V, F, V, V, F, V
F, V, F, V, F, V
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
Na descentralização administrativa, o processo de transferência de competências para as escolas é um processo de autolimitação decidido e controlado pelo Estado na perspectiva tradicional.
O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor
I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores; II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno; III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos; IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados. Estão corretas as afirmativasI, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
Uma das estratégias fundamentais da concepção democrática é a criação de conselhos de escola com caráter essencialmente consultivo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).
O PPP, em uma perspectiva empresarial, busca a superação dos conflitos por meio da diminuição dos efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).
A qualidade que se busca na perspectiva emancipatória do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo que a primeira deve estar subordinada à segunda.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).
Os encargos burocrático-administrativos são priorizados em relação aos da organização do trabalho pedagógico na visão empresarial do PPP.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).
A teoria e a prática são consideradas dimensões distintas, porém articuladas, em uma concepção da práxis, quando se trabalha na perspectiva emancipatória do PPP.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).
A participação dos especialistas no processo de elaboração do PPP é aceitável, desde que estes estejam em posição funcional igual à da equipe gestora da escola, em uma concepção transformadora.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
O processo de pesquisa participante termina com a realização da quarta fase, em que se faz a análise crítica da realidade e se executam as ações programadas.
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