Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Bassedas, para atuar na zona de desenvolvimento proximal é importante, EXCETO:

  • A.

    Considerar os conhecimentos prévios dos alunos.

  • B.

    Ter o conhecimento de todas as dificuldades e transtornos de aprendizagem.

  • C.

    Desenvolver uma tarefa de observação do processo de aprendizagem dos alunos.

  • D.

    Conhecer bem os componentes que podem dificultar a aprendizagem da matéria aos alunos.

  • E.

    Dar a ajuda educativa que faz falta a cada aluno, considerando o seu nível e a diversidade do grupo de aula.

Sobre os sintomas mais sérios de distúrbios afetivos, de acordo com Machado, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 3 – 4 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 2 – 4.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • D.

    2 – 4 – 1 – 3.

  • E.

    3 – 2 – 4 – 1.

Para Machado, de acordo com Freud, o acontecimento mais importante, durante o estágio fálico, é chamado de

  • A.

    Complexo de Édipo.

  • B.

    Personalismo.

  • C.

    Agressão hostil.

  • D.

    Realismo.

  • E.

    Egocentrismo.

Conforme Wadsworth, o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes é chamado de

  • A.

    acomodação.

  • B.

    reflexo

  • C.

    assimilação.

  • D.

    equilíbrio.

  • E.

    simbolismo.

Conforme Wadsworth, marcar C para as afirmativas certas, E para as erradas e, após assinalar a alternativa correta:

( ) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem do meio social resulta em raciocínio e pensamento qualitativamente enriquecidos ou desenvolvimento intelectual. Enquanto que para Piaget a linguagem falada é uma manifestação da função simbólica.

( ) Piaget considera a construção do conhecimento como um ato puramente da criança; os fatores sociais influenciam a desequilibração individual através do conflito cognitivo e sinalizam que há construção a ser feita.

( ) Para Vygotsky, a aprendizagem, e consequentemente o desenvolvimento, é impelida pelos modelos e pela motivação da criança.

  • A.

    C – C – E.

  • B.

    E – E – E.

  • C.

    C – E – C.

  • D.

    E – E – C.

  • E.

    C – C – C.

De acordo com Wadsworth, o modelo behaviorista de transmissão cultural sugere que as crianças podem aprender somente através

  • A.

    da interação com outras crianças.

  • B.

    do condicionamento.

  • C.

    do uso de jogos.

  • D.

    da instrução direta.

  • E.

    da instrução direta.

A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:

  • A.

    A utilização progressiva da autonomia.

  • B.

    A autoridade total do professor.

  • C.

    Maior permissividade em relação às crianças.

  • D.

    O desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • E.

    A restrição do espaço da criança.

Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:

A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, “jovens ou velhos”, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas a 2ª parte.

  • B.

    Apenas a 3ª parte.

  • C.

    Apenas a 1ª e a 2ª parte.

  • D.

    Apenas a 1ª e a 3ª parte.

  • E.

    Todas as partes.

  • A.

    Para atingir os objetivos previstos em lei, o professor de química deve restringir a ele mesmo o poder de publicar atividades e comentários.

  • B.

    O uso de edublogs no ensino de química foi generalizado, graças ao advento das tecnologias de informação e comunicação nas escolas do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas do país.

  • C.

    Os blogs são ferramentas flexíveis que não apresentam limites de utilização, o que possibilita seu uso com diversos objetivos educacionais, em diversas disciplinas e em diferentes níveis de escolaridade.

  • D.

    O uso de blogs é restrito a cursos e disciplinas oferecidos pela Internet na modalidade de educação a distância.

  • E.

    Um obstáculo à utilização de blogs no ensino de química é o alto custo associado a essa ferramenta.

Conforme Aranha, a educação grega estava centrada

  • A.

    na formação integral – corpo e espírito.

  • B.

    na formação intelectual.

  • C.

    no estudo da astronomia e astrologia.

  • D.

    na educação musical.

  • E.

    no trabalho doméstico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...