Questões de Pedagogia

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  • A.

    Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.

  • B.

    A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.

  • C.

    A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.

  • D.

    Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.

  • E.

    Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.

Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 1.

  • B.

    2 – 1 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2.

  • A.

    A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.

  • B.

    A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.

  • C.

    Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.

  • D.

    O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.

  • E.

    A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

  • A.

    O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.

  • B.

    O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.

  • C.

    O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.

  • E.

    O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.

A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de softwares educativos de geometria dinâmica propicia ao aluno a construção de hipóteses que devem, entretanto, ser validadas pelo professor.

  • B.

    Por meio de softwares de geometria dinâmica, é possível conhecer propriedades relativas ao objeto de estudo, sendo necessário o uso de outros mecanismos para validá-las em quantidade limitada de exemplos.

  • C.

    Apenas programas específicos, construídos com finalidades educativas, conhecidos como softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem da matemática escolar.

  • D.

    Atualmente, a alta tecnologia dos softwares educativos torna dispensável a intervenção do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

  • E.

    Os softwares de geometria dinâmica facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos geométricos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

  • A.

    Ser construído de três em três anos, uma vez que ele representa o produto das decisões da equipe diretiva da escola.

  • B.

    Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

  • C.

    Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.

  • D.

    Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem.

  • E.

    Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.

Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.

  • A.

    O tempo didático é o tempo necessário para o aluno superar bloqueios e atingir posição de equilíbrio, pois o processo de ensino-aprendizagem é progressivo, lógico e racional, podendo ser organizado em uma sequência lógica de conteúdos.

  • B.

    O tempo de aprendizagem é sequencial e linear, por isso, geralmente, todos os estudantes precisam de uma mesma quantidade de tempo para o aprendizado de determinado conceito matemático.

  • C.

    Comparando-se o tempo didático e o tempo de aprendizagem, a dimensão da temporalidade subjetiva pode ser equiparada ao tempo previsto no planejamento didático.

  • D.

    O tempo didático, determinado nos programas escolares e nos livros didáticos, em cumprimento a uma exigência legal, confere ao saber caráter cumulativo e irreversível e coincide com o tempo de aprendizagem.

  • E.

    O tempo de aprendizagem, vinculado às rupturas e aos conflitos do conhecimento, exige uma permanente reorganização de informações e caracteriza toda a complexidade do ato de aprender.

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    Os conteúdos devem traduzir o saber cotidiano, que emerge do contexto vivenciado pelo aluno, sendo, portanto, mais significativo que o conhecimento científico.

  • B.

    Esses objetos de conhecimento devem ter caráter, essencialmente, utilitário e imediatista.

  • C.

    Tais conteúdos devem ser uma simplificação do saber científico, independentemente de sua utilidade prática.

  • D.

    É importante que esses objetos de conhecimento sejam uma recontextualização do conhecimento científico, relacionados a situações significativas para o aluno.

  • E.

    Os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula devem reproduzir os saberes desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisa, inclusive no que diz respeito aos termos técnicos, dada a sua maior confiabilidade.

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

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