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Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:
educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.
o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.
o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.
os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.
Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.
No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.
As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.
O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.
O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)
O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação
cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.
desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.
contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.
evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.
formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.
Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que
no período colonial, as mulheres não podiam frequentar a educação formal e, aquelas que quisessem aprender a ler, iam aos conventos. O ensino passou a ser disponibilizado às mulheres no período do Império Brasileiro.
o Brasil seguia os moldes de Portugal, e lá as mulheres não queriam trabalhar ou estudar, pois preferiam dedicar-se ao lar e à família.
as mulheres começaram a ter acesso à Educação na esfera pública no Brasil somente no século XVIII. Antes, elas eram impossibilitadas de frequentar qualquer tipo de ensino formal.
a escola para meninas foi aberta ainda no período colonial quando foi criada a Lei Magna.
Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar
na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.
no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.
na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.
na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:
um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.
o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.
o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.
um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.
um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.
O conceito: É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade., se refere:
Ensino.
Educação.
Didática.
Aprendizagem.
Pedagogia.
Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que
ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.
ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.
ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.
se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.
Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir detécnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.
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