Questões de Pedagogia

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Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  • A.

    educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.

  • B.

    o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.

  • C.

    o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.

  • D.

    os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.

  • E.

    os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.

Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.

  • B.

    As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.

  • C.

    O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.

  • D.

    O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.

  • A.

    a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.

  • B.

    o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.

  • C.

    professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.

  • D.

    o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.

  • E.

    devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.

A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)

O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação

  • A.

    cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.

  • B.

    desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.

  • C.

    contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.

  • D.

    evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.

  • E.

    formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.

Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que

  • A.

    no período colonial, as mulheres não podiam frequentar a educação formal e, aquelas que quisessem aprender a ler, iam aos conventos. O ensino passou a ser disponibilizado às mulheres no período do Império Brasileiro.

  • B.

    o Brasil seguia os moldes de Portugal, e lá as mulheres não queriam trabalhar ou estudar, pois preferiam dedicar-se ao lar e à família.

  • C.

    as mulheres começaram a ter acesso à Educação na esfera pública no Brasil somente no século XVIII. Antes, elas eram impossibilitadas de frequentar qualquer tipo de ensino formal.

  • D.

    a escola para meninas foi aberta ainda no período colonial quando foi criada a Lei Magna.

Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar

  • A.

    na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.

  • B.

    no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.

  • C.

    na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.

  • D.

    na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.

O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  • A.

    um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.

  • B.

    o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.

  • C.

    o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.

  • D.

    um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.

  • E.

    um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.

O conceito: “É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade.”, se refere:

  • A.

    Ensino.

  • B.

    Educação.

  • C.

    Didática.

  • D.

    Aprendizagem.

  • E.

    Pedagogia.

Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que

  • A.

    ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.

  • B.

    ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.

  • C.

    ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.

  • D.

    se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.

A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de

  • A.

    técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.

  • B.

    técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.

  • C.

    formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.

  • D.

    formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.

  • E.

    técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.

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