Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A taxonomia do domínio psicomotor fundamenta-se no princípio da complexidade dos movimentos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
A liderança liberal caracteriza-se tanto pelo foco na realização de tarefas quanto pelo fato de a autoridade do líder provir de sua posição hierárquica.
Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de naturezas diversas. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional. (FRIGOTTO et al, 2005)
Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:
Quando os pais recebem o diagnóstico de um filho surdo, as reações podem ser diversas. Alguns pais negam a surdez e tratam o filho como se fosse ouvinte; outros desenvolvem a superproteção. Uma atitude intermediária e mais positiva seria
aceitar a surdez e criar um ambiente descontraído de comunicação.
ignorar a surdez e afastar-se das pessoas com surdez.
desenvolver gestos caseiros de comunicação familiar e não expor o filho à sociedade.
aceitar a surdez e criar um ambiente repressor de comunicação.
negar a surdez e proteger o filho dos ouvintes, surdos, cegos e deficientes físicos.
Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.
A concepção tecnicista de educação introduziu, no âmbito educacional, conceitos como o de produtividade e o de eficiência.
Conforme Solé e Coll (1996, p. 22) [...] Os conteúdos aparecem no referencial da concepção construtivista como um elemento crucial para entender, articular, analisar e inovar a prática docente. De acordo com esse referencial, os conteúdos de aprendizagem podem ser divididos em
conceituais, procedimentais e atitudinais.
formativos e informativos.
inatos e construídos.
básicos, medianos e avançados.
escolares e profissionalizantes.
Os educadores criaram diferentes metodologias para ensinar os surdos. Uma delas define a língua de sinais como uma língua visuo-espacial. Nessa abordagem, o surdo é visto como
integrante de uma comunidade, com cultura e língua próprias.
deficiente, que deve se desenvolver através da estimulação auditiva.
uma pessoa bem sucedida quando domina as regras da língua portuguesa oral.
integrante de uma comunidade, utilizando códigos manuais simultaneamente com a língua oral.
indivíduo que precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte.
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.
Denomina-se estudo dirigido a metodologia de ensino fundamentada na aplicação de testes de prontidão.
Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um importante pensador da área da educação e da psicologia. Sua principal teoria sobre o desenvolvimento da aprendizagem ficou conhecida como
behaviorismo.
cognitivismo.
espontaneísmo.
construtivismo.
sociointeracionismo.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
A arte é uma forma de expressão que pode ser de grande valia para alunos com dificuldades de se exprimir oralmente ou pela linguagem escrita. Para tanto, é preciso que os docentes saibam que é preciso
investigar e conhecer os critérios da atual crítica artística, incentivando criações que sejam bem avaliadas.
estimular a cópia de obras de artes, pois isso leva à assimilação de critérios estéticos universais.
evitar a exposição a muitas modalidades artísticas, na medida em que isso pode gerar inibição nos alunos.
fugir de critérios acadêmicos ou de padrões estéticos definidos externamente pela escola ou pelo docente.
propor situações edificantes de criação, na expectativa de articular aprendizagem escolar e moralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...