Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.

A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os professores estavam na dúvida sobre as semelhanças entre o IDEB e o IDESP. Uma das mais jovens informou seus colegas, corretamente, que os dois índices procuram

  • A.

    fornecer um sistema transparente de bonificação para professores e gestores.

  • B.

    propor mecanismos para se alocar, de maneira equilibrada, recursos às escolas.

  • C.

    estabelecer uma comparação saudável entre as escolas.

  • D.

    estimular os alunos a apresentarem um melhor rendimento escolar, seja no país ou no estado.

  • E.

    traçar metas a serem atingidas a cada ano, por todas as escolas.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14.

As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi muito abaixo do esperado, comentam que não estão espantadas. Uma delas falou que esperar mais, de alunos desinteressados, imaturos e carentes, seria absurdo. Outra disse que concordava integralmente, pois, além disso tudo, os pais não acompanhavam os estudos dos filhos e nem valorizavam a escola. Uma outra afirmou ser impossível ensinar, quando as classes estavam superlotadas. Seguiram- se outras falas, mas o tom continuou o mesmo.

A coordenadora pedagógica afirma que o importante, em termos de avaliação, é:

  • A.

    pedir aos alunos que repitam, corretamente, o que foi ensinado em sala de aula, para evitar os resultados embaraçosos que a escola teve.

  • B.

    compreender que obter bons resultados em avaliações externas é sempre muito difícil, pois as questões não são dirigidas a um aluno real.

  • C.

    pedir à Secretaria Estadual de Educação − SEE que tome as medidas cabíveis para superar as lacunas entre a concepção de avaliação e sua realidade.

  • D.

    explicar aos alunos que os resultados das avaliações são sempre muito sérios, pois podem afetar sua vida na escola.

  • E.

    averiguar constantemente a aprendizagem dos alunos e de várias maneiras, porque isso melhora a prática docente e a aprendizagem dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...