Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. Assim, os objetivos se definem em:

    A) Termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.

    B)

    Relação interpessoal e inserção social.



    C) Uma formação ampla.

    D) Relação ética e estética.

    E) Aquisição progressiva de códigos de representação.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):

(__) A tendência predominante na abordagem de conteúdos na pré-escola se assenta no binômio transmissão-incorporação-atitude, considerando a incorporação de conteúdos pelo aluno como a finalidade essencial do ensino.

(__) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

(__) O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

(__) Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

    A) V, V, F, F.

    B) F, V, F, V.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, F.

    E) F, F, F, V.

Para Libâneo (2013), os princípios básicos do ensino fundamentam teoricamente a orientação do trabalho docente. Estes princípios também indicam e orientam a atividade do professor rumo aos objetivos gerais e específicos. Estes princípios básicos de ensino são:

I. Ter caráter comum e sistemático.
II. Ser compreensível e possível de ser assimilado.
III. Assegurar a relação conhecimento-prática. Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem.
IV. Garantir a solidez dos conhecimentos; Levantar vínculos para o trabalho coletivo.

Assinale a alternativa correta:

    A) I, III e IV estão corretas.

    B) I, II e III estão corretas.

    C) I, II, III e IV estão corretas.

    D) I e IV estão corretas.

    E) II, III e IV estão corretas.

“A alfabetização não é um estado a qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária” (FERREIRO 1999, p.47).

Nesta perspectiva, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de alfabetização:

    A) A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura.

    B) O processo de alfabetização acontece a partir das práticas sociais de leitura e escrita.

    C) A alfabetização é um componente do letramento.

    D) A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar.

    E) O processo de alfabetização acontece de forma contínua, e se desenvolve simultaneamente dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita.

A formação profissional é um processo __________, __________ e ________, de preparação ___________ e ___________ do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Preencha adequadamente as lacunas acima com as respectivas palavras:

    A) Pedagógico, limitado, organizado, técnica, teóricocientífica.

    B) Limitado, planejado, educativo, técnica, teóricocientífica.

    C) Planejado, educativo, orientado, teórico-científica, intencional.

    D) Pedagógico, intencional, organizado, teóricocientífica, técnica.

    E) Técnico, teórico-científica, pedagógico, intencional; organizado.

A Didática e a formação profissional do professor, segundo Libâneo (2003), trazem duas dimensões da formação do professor para o trabalho didático em sala de aula. Nessa perspectiva, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) A primeira destas dimensões é a teóricocientífica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.

(__) A segunda é a prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
(__) A primeira destas dimensões é a científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.
(__) A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.

A sequência correta é:

    A) F, V, V, F.

    B) V, F, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) V, F, V, F.

    E) F, V, F, V.

De acordo com a classificação da didática, correlacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I
1. Tradicional. 2. Moderna. 3. Fundamental.

COLUNA II
(__) O homem é ajustado ao seu tempo e ao seu momento histórico.
(__) A didática é caracterizada de forma instrumental e bancária.
(__) O aluno é o centro de todo o processo de ensino com a presença de métodos ativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) 2 - 1 - 3.

    B) 3 - 2 - 1.

    C) 3 - 1 - 2.

    D) 1 - 2 - 3.

    E) 2 - 3 - 1.

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico (LIBANÊO, 2013, p. 167). Neste sentido, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) O método de ensino expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado.
(__) Os métodos dependem dos objetivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade.
(__) Antes de se constituírem em passos, medidas e procedimentos, os métodos de ensino se fundamentam em um método de reflexão e ação sobre a realidade educacional.
(__) Os métodos de ensino são determinados por uma concepção sociopolítica e pedagógica do processo educativo.

A sequência correta é:

    A) F, V, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, F, F.

    D) V, F, V, F.

    E) V, V, V, V.

Quanto aos objetivos de ensino, conteúdos e métodos, analise as afirmativas abaixo:

I. Objetivos: Explicitam propósitos pedagógicos intencionais e planejados de instrução e educação dos alunos, para participação na vida social.

II. Conteúdos: Constituem a base informativa concreta para alcançar os objetivos e determinar os métodos.

III. Métodos: formam a totalidade dos passos, formas didáticas e meios organizativos do ensino que viabilizam a assimilação dos conteúdos, e assim, o alcance dos objetivos.

IV. Objetivos: Eles explicam objetivos de ensino sem que haja necessidade de um planejamento intencional para orientar os alunos na educação e na participação na vida social.

Quais assertivas estão corretas?

    A) II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) I, III e IV.

    D) II e IV.

    E) III e IV.

Sobre Didática, analise os itens abaixo:

I. A didática estuda o processo de ensino, e nele fazem parte a finalidade e o conteúdo, de modo a criar condições para garantir a aprendizagem significativa dos alunos.

II. A Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

III. A Didática não descreve e nem explica os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem.

IV. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira.

Estão corretos apenas os itens:

    A) I, II e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) II e III.

    E) I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...