Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, essa dimensão do conhecimento “refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal”. Assinale a alternativa que apresenta a “dimensão do conhecimento” vinculada ao trecho em destaque.

    A) Uso e apropriação

    B) Compreensão

    C) Experimentação

    D) Reflexão sobre a ação

    E) Protagonismo Comunitário

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96, no art. 3º, o ensino será ministrado como base nos seguintes princípios, EXCETO:

    A) Respeito à liberdade e apreço à tolerância

    B) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

    C) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    D) Atendimento ao educando por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    E) Valorização da experiência extra-escolar.

O __________ no processo de __________e ____________é a ponte de _____________entre o aluno em formação e o meio social no qual está inserido, uma vez que ele vai através de instruções, ____________e ___________ orientar aos seus alunos a viver socialmente.

    A) Professor, formação, orientação, centralidade, conteúdos, métodos

    B) Docente, ensino, aprendizagem, mediação, conteúdos, métodos

    C) Professor, ensino, aprendizagem, centralidade, recursos, métodos

    D) Professor, ensino, aprendizagem, separação, conteúdos, métodos.

    E) Docente, formação, organização, mediação, recursos, técnicas.

Considerando o Projeto Político Pedagógico – PPP como um documento norteador da escola, julgue as afirmativas a seguir quanto ao papel da escola na sua elaboração e execução:
I. Identificar o Projeto Político-Pedagógico como documento que deve envolver todo o trabalho escolar, procurando reconhecer os princípios teóricos e legais que regem o Projeto PolíticoPedagógico.
II. Ressaltar a importância do conhecimento da Proposta Pedagógica Curricular articulada ao Plano de Trabalho Docente, devendo propiciar condições para que a equipe pedagógica subsidie, oriente, coordene e centralize ações que envolvam a elaboração do Plano de Trabalho Docente.
III. Compreender o Plano de Ação da escola como possibilidade de efetivação do Projeto PolíticoPedagógico e reconhecer a importância da organização dos tempos e espaços da escola para o processo de ensino e aprendizagem.
IV. Acompanhar e controlar a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular no processo de ensino e aprendizagem por meio da elaboração do Plano de Trabalho Docente.
V. Reconhecer o papel da equipe gestora e sua importância como mediadora e articuladora da reelaboração do Projeto Político-Pedagógico de forma coletiva, identificando os principais passos para a escrita e reelaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA

    A) I, II e IV estão corretas.

    B) I, III e V estão corretas.

    C) I e IV estão corretas

    D) I, IV e V estão corretas.

    E) II e III estão corretas.

Sobre os Projetos no cotidiano da escola, assinale a alternativa correta:

    A) Os Projetos tem por finalidade contribuir com a aprendizagem dos alunos, por meio de atividades interativas, dinâmicas, que explorem os conteúdos curriculares de maneira atrativa e significativa, valorizando as habilidades de cada sujeito e promovendo sua autonomia.

    B) Os projetos podem ser usados nos diferentes níveis de escolaridade, o que implica que na sua elaboração e execução não devem ser considerados níveis, suas especificidades e características peculiares.

    C) Buscam incentivar uma visão interdisciplinar da produção do conhecimento por meio dos projetos, de modo que o professor assuma a autoria e construa as atividades que envolvam a participação dos alunos.

    D) A primeira etapa de um projeto é o planejamento, uma vez que não há como executar uma tarefa eficiente sem planejar, se mostrando essa uma fase fundamental. Sendo assim, cabe a equipe gestora a tarefa de construir esse planejamento e apenas executar na escola.

    E) A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa, transformando a escola em um espaço agradável, impondo os conteúdos programáticos autoritariamente.

Na construção de projetos no cotidiano da escola, é papel do professor:

    A) Fazer a mediação pedagógica, acompanhando o processo de aprendizagem do aluno, na busca por entender apenas o seu universo cognitivo e afetivo.

    B) Considerar as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos dissociadas da realidade social e do contexto em que está inserido a escola e os alunos

    C) Ter clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, de modo a garantir que os conceitos adotados, intuitivamente ou não, na realização do projeto, sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

    D) Ter abertura para o que é determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

    E) Permitir que o aluno “aprenda-fazendo” e reconheça a autoria do professor naquilo que produz e na contextualização de conceitos.

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e suas interferências nas práticas escolares, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.
(__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB.
(__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.
(__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.
A sequência correta é:

    A) V, V, F, F

    B) F, F, F, V.

    C) V, V, V, F.

    D) V, F, V, V.

    E) V, F, F, V.

Sobre Projeto Político Pedagógico - PPP na escola, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O Projeto Político Pedagógico (PPP) define a ambição da escola. É, ao mesmo tempo, processo e produto, porque com base no ponto de partida, sinaliza o caminho a ser percorrido e aonde se chegará.

    B) A escola, ao elaborar o PPP, afirma sua identidade e revela sua organização, suas metas e seus planos a toda a comunidade, o que possibilita avanços e construção de métodos para se relacionar e articular com o entorno.

    C) Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político

    D) Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro, tornando visíveis os campos de ações possíveis, comprometendo seus atores e autores.

    E) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola precisa revelar a realidade e ser discutida com base nas finalidades definidas pela gestão da escola, e em seguida, ser levados para uma leitura para todos.

Considerando as características dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s, analise os itens a seguir:
I. Criado em 2006, os PCN’s é um guia curricular organizado por disciplinas e ciclos.
II. Os PCN’s são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil.
III. Este documento tem a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre “o que?”, “quando?”, “como?” e “para quê?” ensinar e aprender.
IV. Nos PCN’s a avaliação é defendida como resultado final, classificatória, diagnóstica e central para acompanhamento dos alunos e para organizar o trabalho docente.
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

    A) I, II, III.

    B) I e IV

    C) I, II, IV

    D) II, III, IV.

    E) II e III.

Em relação aos conteúdos de ensino as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

    A) Conteúdos servem de base para a aquisição de informações, conceitos e princípios.

    B) Deve-se também dar ao aluno a possibilidade de elaboração pessoal do conteúdo transmitido, porém, é preciso que seja garantido a centralidade do professor no processo.

    C) Os conteúdos não são apenas a organização do conhecimento, são também as experiências educativas, devidamente selecionadas e organizadas.

    D) É através dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.

    E) Deve-se permitir que o aluno faça associações e comparações, relacionando e integrando os novos elementos aos já assimilados, pesquisando e organizando novas informações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...