Questões de Pedagogia

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Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A LDB, no título específico sobre recursos financeiros destinados à educação, dispõe sobre o impedimento absoluto da transferência de recursos públicos a escolas mantidas pela iniciativa privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:

  • A.

    Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola.

  • B.

    Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos.

  • C.

    Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos.

  • D.

    Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um.

  • E.

    Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

  • A.

    mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.

  • B.

    explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.

  • C.

    indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.

  • D.

    compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.

  • E.

    propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A CF dispõe sobre a vinculação de recursos, a transferência de recursos públicos a escolas e o comprometimento financeiro dos estados, do DF e dos municípios com a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e com a remuneração condigna dos trabalhadores da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.

( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.

( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.

( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.

( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.

A sequência está correta em

  • A.

    V, F, V, V, F

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    V, V, F, V, F

  • D.

    F, F, V, F, V

  • E.

    V, F, F, V, V

Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é

  • A.

    permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.

  • B.

    observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.

  • C.

    assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.

  • D.

    empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.

  • E.

    usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A restrição da utilização de recursos do FUNDEF nas diferentes etapas da educação básica impactou positivamente o financiamento da educação infantil e do ensino médio e repercutiu favoravelmente também na educação de jovens e adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme as ideias expressas pelo texto acima e considerando as culturas e tradições religiosas, julgue os itens de 101 a 105.

Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são tradições religiosas politeístas, pois, além da crença em Deus, também professam a fé nos profetas Maomé e Moisés.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, em relação aos processos de avaliação de âmbito federal focados na educação básica.

A Prova Brasil, de caráter universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo SAEB, fornecendo dados de desempenho dos alunos das escolas participantes nos municípios, estados e regiões de todo o país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.

A prática do ensino religioso deve-se ocupar, exclusiva e especialmente, do folclore nacional, sendo um adendo ao currículo escolar. As feiras temáticas realizadas no Dia do Índio são bons exemplos dessa dimensão do ensino religioso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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