Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.
A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:
1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.
2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.
3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
Entre as diretrizes estabelecidas no PNE 2001-2010, inclui-se o impedimento da criação de sistemas próprios de avaliação no âmbito dos estados e municípios.
Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Os objetivos da educação, que equivalem às metas de ensino, não interferem na atuação dos atores do processo de ensino aprendizagem em sala de aula.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento. Nesse sentido é necessário que o professor:
1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.
2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.
3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.
Está(ão) correta(s)
3, apenas.
1, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...