Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.

  • A. Teoria Behaviorista
  • B. Teoria de Jean Piaget
  • C. Teoria de Jerome Bruner
  • D. Teoria da Aprendizagem Social
  • E. Teoria da Aprendizagem Significativa

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:

1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.

2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.

3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Entre as diretrizes estabelecidas no PNE 2001-2010, inclui-se o impedimento da criação de sistemas próprios de avaliação no âmbito dos estados e municípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.

  • A. Escolanovista, sistêmica e tecnicista
  • B. Escolanovista, sistêmica e progressita
  • C. Sistêmica, progressita e ensino com pesquisa
  • D. Tradicional, escolanovista, ensino com pesquisa
  • E. Ensino com pesquisa, escolanovista, progressita e sistêmica

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Os objetivos da educação, que equivalem às metas de ensino, não interferem na atuação dos atores do processo de ensino aprendizagem em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que “não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento”. Nesse sentido é necessário que o professor:

1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.

2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.

3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    3, apenas.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

  • E.

    2 e 3, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...