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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.
Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na escola comum.
A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito fundamental.
As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de saúde e outros.
A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de educação inclusiva.
O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para todos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.
Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.
Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para
o projeto pedagógico da escola democrática.
as atividades extraclasse no contraturno.
um conteúdo de caráter ético ou estético.
uma sociedade elitizada e corporativa.
uma situação de ensino e aprendizagem.
Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?
Mapear o que a turma já sabe, através da investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.
Observar o desempenho de todos os alunos no processo com o objetivo de não alterar a formação inicial dos grupos.
Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade.
Adequar as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis, nem muito complicadas.
Sondar o desempenho individual do aluno, analisando suas produções durante todo o processo da aprendizagem.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
A pesquisa participante tem dupla função: a de possibilitar aos sujeitos conhecer e apreender as relações existentes em seu contexto e a de transformar esse contexto e as relações sociais mais amplas em que o sujeito está inserido.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
A transição gradual da sociedade tradicional à sociedade moderna deve ser entendida como a via única de desenvolvimento das nações, tal como se depreende dos pressupostos básicos da educação comparada.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.
De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.
Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como
compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.
entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.
apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.
decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.
acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.
De acordo com Esteban (2003, p.16), a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:
funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.
é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.
revela o que a criança sabe, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela ainda não sabe.
é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a semelhança e o acerto.
reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.
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