Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na escola comum.

  • B.

    A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito fundamental.

  • C.

    As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de saúde e outros.

  • D.

    A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de educação inclusiva.

  • E.

    O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para todos.

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

  • A.

    o projeto pedagógico da escola democrática.

  • B.

    as atividades extraclasse no contraturno.

  • C.

    um conteúdo de caráter ético ou estético.

  • D.

    uma sociedade elitizada e corporativa.

  • E.

    uma situação de ensino e aprendizagem.

Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?

  • A.

    Mapear o que a turma já sabe, através da investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.

  • B.

    Observar o desempenho de todos os alunos no processo com o objetivo de não alterar a formação inicial dos grupos.

  • C.

    Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade.

  • D.

    Adequar as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis, nem muito complicadas.

  • E.

    Sondar o desempenho individual do aluno, analisando suas produções durante todo o processo da aprendizagem.

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

A pesquisa participante tem dupla função: a de possibilitar aos sujeitos conhecer e apreender as relações existentes em seu contexto e a de transformar esse contexto e as relações sociais mais amplas em que o sujeito está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

A transição gradual da sociedade tradicional à sociedade moderna deve ser entendida como a via única de desenvolvimento das nações, tal como se depreende dos pressupostos básicos da educação comparada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

  • A.

    compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.

  • B.

    entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.

  • C.

    apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.

  • D.

    decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.

  • E.

    acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.

De acordo com Esteban (2003, p.16), “a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.”Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:

  • A.

    funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.

  • B.

    é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.

  • C.

    revela o que a criança “sabe”, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela “ainda não sabe”.

  • D.

    é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a “semelhança e o acerto”.

  • E.

    reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...